Santo Padre recordou hoje a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que começa nesta sexta-feira, 18, no hemisfério norte
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
Rezar a fim de que todos os cristãos voltem a ser uma única família. Esse é o convite do Papa Francisco em seu apelo em prol da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, tradicionalmente realizada no hemisfério norte de 18 a 25 de janeiro.
Após a catequese de hoje, Francisco recordou o início do evento, cujo tema para 2019 é inspirado no livro de Deuteronômio: “Procurarás a justiça, nada além da justiça” (Dt 16.11-20). O Santo Padre destaca que o ecumenismo não é algo opcional.
“Também este ano somos chamados a rezar, a fim de que todos os cristãos voltem a ser uma única família, coerentes com a vontade divina que quer “que todos sejam um” (Jo 17, 21). O ecumenismo não é algo opcional. A intenção será aquela de amadurecer um comum e concorde testemunho na afirmação da verdadeira justiça e no apoio dos mais frágeis, mediante respostas concretas, apropriadas e eficazes”, disse o Papa.
Leia também
.: Em encontro com luteranos, Papa reitera valor do ecumenismo
.: Testemunho dos mártires impõe seguir adiante no ecumenismo, diz Papa
A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas.
No hemisfério sul, a Semana é realizada na semana que antecede a celebração de Pentecostes; em 2019, será de 2 a 9 de junho. No Brasil, as atividades relacionadas ao evento são coordenadas pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC).
Leia também
.: Entenda a diferença entre ecumenismo e diálogo inter-religioso