17 de dezembro

Neste sábado, Papa Francisco completa 86 anos de vida

Nesta mesma semana, o Pontífice também celebrou 53 anos como sacerdote

Da redação, com Vatican News

Foto: REUTERS/Remo Casilli

O Papa Francisco completa neste sábado, 17, 86 anos de vida. O Santo Padre, que completou na última terça-feira, 13, 53 anos como sacerdote, tem como frase marcante em quase todos os seus discursos: “Por favor, não se esqueçam de rezar por mim!”.

A vocação sacerdotal do Pontífice nasceu muito jovem, aos 17 anos, durante uma confissão. Era 21 de setembro de 1953, memória litúrgica de São Mateus, o publicano convertido por Jesus, e nesse ato penitencial , Jorge Bergoglio experimentou a misericórdia de Deus.

“Depois da confissão”, revelou Francisco em 18 de maio de 2013, “senti que algo mudou. Eu não era o mesmo. Tinha ouvido como uma voz, um chamado: estava convencido de que devia ser sacerdote”.

Misericórdia

O lema episcopal de Jorge Bergoglio e depois pontifício é precisamente “Miserando atque eligendo” (“Olhou para ele com misericórdia e o escolheu”), ou seja, um trecho de uma homilia de São Beda, o Venerável, que comenta o episódio evangélico da vocação de São Mateus.

Em 13 de dezembro de 1969, Jorge Mario Bergoglio foi ordenado sacerdote pelo arcebispo Ramón José Castellano.

O apelo à misericórdia ressoa frequentemente nos discursos de Francisco: “O sacerdote é um homem de misericórdia e compaixão, próximo do seu povo e servidor de todos”.

Sonho

A misericórdia é um dos quatro fundamentos de vida do Papa. Além dele, está o sonho, o sorriso e a gratidão.

Nas palavras do Papa, todo sacerdote deve ser também um sonhador, como São José: “Não sonhador no sentido de quem tem a cabeça nas nuvens, desligado da realidade”, mas os sacerdotes devem “saber sonhar a comunidade que ama, não se limitar a querer preservar o que existe”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo