Francisco esteve na basílica romana de São José em Trionfale para um diálogo a portas fechadas com cerca de 70 sacerdotes com 40 anos ou mais de ordenação
Da redação, com Vatican News
O Papa Francisco deixou o Vaticano na tarde desta terça-feira, 14, para se reunir com cerca de 70 sacerdotes idosos, todos com mais de 40 anos de ministério. Este encontro marca o início de um novo ciclo promovido pelo Bispo de Roma em sua diocese. Entre setembro e maio, o Papa realizou visitas aos cinco setores para encontrar párocos, vice-párocos, capelães e prefeitos. Conforme anunciado esta manhã pelo Vicariato de Roma, a próxima visita será em 29 de maio, destinada aos sacerdotes com até dez anos de ordenação.
O primeiro gesto do Pontífice, quando ainda nem havia saído do carro, foi um beijo na cabeça da pequena Rebecca, de 2 anos, filha de uma das catequistas da paróquia. O Papa foi recebido pelos aplausos das centenas de pessoas reunidas no pátio da igreja da paróquia de São José em Trionfale, na parte oeste de Roma. A basílica foi fundada no início dos anos 1900 sob o impulso do padre Luigi Guanella, apoiado pelo Papa Pio X e, desde então, confiada aos guanellianos, e fica próxima à Basílica de São Pedro.
Saudação aos jornalistas e bênção a uma grávida
O Papa chegou por volta das 16 horas e foi recebido pelo vice-regente da Diocese de Roma, dom Baldo Reina, pelo bispo Michele Di Tolve, delegado do ambito para o cuidado do diaconato, do clero e da vida religiosa, e pelo pároco pe. Tommaso Gigliola, e depois por um grupo de jornalistas. Francisco abençoou a barriga da jornalista, Valentina Dello Russo, grávida de seu segundo filho: “De quantos meses você está? Coragem!”.
Diálogo com cerca de 70 sacerdotes
No salão da paróquia, Francisco era aguardado pelo grupo de sacerdotes idosos. Entre eles estava o mais velho, pe. Antônio Ciamei, 94 anos de idade, 70 anos de ministério sacerdotal. “Vamos rezar a Nossa Senhora e depois vamos conversar!”, disse o Papa. Em seguida, a oração, o canto da invocação ao Espírito, uma breve apresentação do bispo Di Tolve sobre a realidade da basílica e o diálogo a portas fechadas, como nos outros encontros, com perguntas e respostas.
As crianças à espera do Papa
Enquanto isso, na escola primária” São José em Trionfale”, anexa à paróquia, 110 crianças da primeira à quinta série se preparavam para encontrar o Santo Padre. O desejo do Papa durante a visita também era ter um breve momento de saudação com as crianças que haviam feito recentemente a primeira comunhão e, por isso, todos os outros alunos se juntaram a eles, preparando um envelope com desenhos e cartas para Francisco, além de algumas faixas com suas saudações.