Buenos Aires

Telefonema do Papa surpreende fiéis em vigília na Argentina

Uma multidão se reuniu na Argentina para acompanhar a Missa do início do Ministério Petrino do Papa Francisco e foram surpreendidas por ligação do Pontífice

Rodrigo Luiz
Enviado especial a Buenos Aires

Na Argentina, centenas de pessoas acompanharam a Missa de posse do Papa Francisco, na última terça-feira, 19. Antes da cerimônia, o Pontífice, que é argetino, falou – via  telefone – aos milhares de fiéis que aguardavam a celebração em Buenos Aires.

Veja na reportagem de Rodrigo Luiz

As comemorações para a posse do Papa Francisco começaram na segunda-feira, 18, às 22h30 (horário de Buenos Aires), com uma vigília que se estendeu pela noite toda. Uma verdadeira celebração da fé.

Os fiéis festejaram a escolha de Bergoglio e rezaram por sua missão. “Estamos rezando para que o Espírito Santo o ilumine e ajude a levar este acolhimento tão importante, sendo o sucessor de Pedro na terra”, disse uma jovem que participou da Vigília.

Para o bispo auxiliar de Buenos Aires, Dom Vicente Bokavik Iglic, é uma graça especial para a Igreja da América Latina, ele destacou também o trabalho de Bergoglio no documento de Aparecida e disse ter esperança de que seja um impulso maior na vida missionária. “É uma graça para a Igreja desse continente e para o mundo ter um Papa que adotou o nome de Francisco, vemos aí seu programa de vida, que possamos acompanhá-lo nessa missão”.

Enquanto milhares de pessoas cantavam em clima de festa na Praça de Maio, outras centenas permaneceram em silêncio no interior da Catedral. Um grupo de jovens entoou cantos de adoração ao Santíssimo, fizeram filas nos confessionários, oportunidade de pedir perdão e começar uma vida nova.

Ainda de madrugada, pouco antes da transmissão da posse em Roma, uma surpresa. Papa Francisco telefona e fala ao vivo com a multidão na praça.

“Caminhemos juntos todos, que não haja ódio, que não haja brigas, deixem de lado a inveja, não firam ninguém. Dialoguem! Deus é bom. Deus sempre perdoa. Deus compreende, não tenham medo Dele; Deus é Pai, aproximem-se Dele. E por favor, não se esqueçam deste bispo que está longe, mas os ama muito. Rezem por mim”, disse o Papa por telefone.

Comoção e alegria pelas palavras dirigidas aos argentinos, que tiveram o coração aquecido com o carinho do Papa.

“Quando nos telefonou, senti orgulho, surpresa, fiquei desconcertado. Pareceu que o Santo Padre se lembrou do seu povo, da Praça onde esteve grande parte de sua vida, em todo o seu arcebispado aqui em Buenos Aires”, disse um jovem presente na praça.

Outro participante afirmou também: “como cristão, como argentino, é um momento histórico. Foi muito comovente para mim. É um Papa que tem um carisma especial”.

Durante a transmissão da Missa, pessoas acompanharam atentas as palavras e gestos do Santo Padre. Foram muitos aplausos.

O dia 19 de março entra para a história da Igreja da nação argentina. Francisco começa a deixar as suas marcas: um Papa simples e próximo ao povo.

“Um dos momentos mais esperados do Pontificado de Francisco será a Jornada Mundial da Juventude, no Brasil. Tudo isso vai preparando o clima e a alma dos jovens para a grande festa: o encontro com Jesus, com nosso Papa, com os pastores e com todo o povo do Brasil”, destacou o bispo auxiliar de Buenos Aires.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo