Catequese

Misericórdia também é dar bom conselho e valores, lembra Papa

Na catequese, Santo Padre falou sobre mais duas obras de misericórdia espirituais, ainda na perspectiva do Ano Santo

Da Redação, com Rádio Vaticano

Papa Francisco durante catequese desta quarta-feira / Foto: Reprodução CTV

Papa Francisco durante catequese desta quarta-feira / Foto: Reprodução CTV

Dar bom conselho e ensinar os ignorantes. Foi sobre essas duas obras de misericórdia espirituais que o Papa Francisco se concentrou na catequese desta quarta-feira, 23, realizada na Sala Paulo VI. O tema ainda segue a perspectiva do Ano da Misericórdia, encerrado no último domingo, 20. 

“Pensemos por exemplo nas crianças que ainda são analfabetas, carentes de instrução. Esta é uma condição de grande injustiça, que lesa a própria dignidade da pessoa. Sem instrução, as pessoas se tornam fácil alvo da exploração e de várias formas de marginalização social”.

Acesse
.: Íntegra da catequese

Ao longo dos séculos, a Igreja sempre se engajou neste campo, educando aos valores humanos, pois acredita que a instrução é realmente uma peculiar forma de evangelização. O Papa pediu aos fiéis um aplauso aos muitos sacerdotes, consagrados e consagradas e leigos que dedicaram a vida na educação e instrução de crianças e jovens.

Conselho

Dar bom conselho, por sua vez, é procurar ajudar a pessoa confusa, indecisa, duvidosa, a superar o tormento e a aflição que lhe provocam as suas dúvidas. “Expressar misericórdia pelos inseguros equivale a aliviar a dor e o sofrimento que provêm do medo e da angústia que são consequências da dúvida. É um ato de verdadeiro amor pelo qual se ampara e apoia a pessoa na fragilidade da sua incerteza e hesitação”.

Sobre as dúvidas de fé, o Santo Padre disse que elas podem ser um sinal de querer conhecer melhor Deus e o mistério do seu amor pela humanidade. Nesse sentido, é algo positivo, pois leva a aprofundar a fé. “Em todo o caso, as dúvidas devem ser superadas. Para isso é necessário escutar a Palavra de Deus e compreender o que nos ensina, principalmente na catequese”.

As dúvidas fazem crescer

“Não façamos da fé uma teoria abstrata, onde as dúvidas se multiplicam, mas uma vida, procurando pô-la em prática no serviço aos nossos irmãos, sobretudo aos mais necessitados. Então todas as dúvidas desaparecem, porque sentimos a presença de Deus e a verdade do Evangelho no amor que, sem mérito algum da nossa parte, habita em nós e partilhamos com os outros”.

Na conclusão, o Pontífice constatou que estas duas obras de misericórdia não estão distantes da vida do dia a dia e cada um pode se comprometer em vivê-las e colocar em prática a Palavra do Senhor ao dizer que o mistério do amor de Deus não foi revelado aos sábios e inteligentes, mas aos menores.

“O ensinamento mais profundo a que somos chamados a transmitir e a certeza mais segura para sairmos da dúvida é o amor de Deus, aquele com que fomos amados: um amor grande, gratuito e doado para sempre”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo