Liberdade é saber refletir e optar sempre pelo bem, diz Papa a alunos de escolas jesuítas

Santo Padre também falou da necessidade de um espírito de unidade e comunidade entre os diversos componentes da educação

Da Redação, com Rádio Vaticano

Liberdade é saber refletir e optar sempre pelo bem, diz Papa a alunos de escolas jesuítas

Sala Paulo VI lotada durante encontro entre Papa Francisco e alunos de escolas jesuítas nesta manhã, 7. Foto: L’Osservatore Romano

A Sala Paulo VI, no Vaticano, ficou lotada na manhã desta sexta-feira, 7, com a presença de 9 mil alunos, ex-alunos e professores de colégios jesuítas da Itália e da Albânia que se encontraram com o Papa Francisco. O Santo Padre falou às crianças sobre liberdade e convidou-as a serem “campeãs no serviço aos outros”.

Acesse
: Discurso do Papa NA ÍNTEGRA

Francisco expressou sua felicidade pelo fato do encontro coincidir com a solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Ele havia preparado um discurso, mas o dispensou e falou espontaneamente, dando espaço para as crianças fazerem perguntas e tecer com elas um diálogo. No resumo de seu discurso, o Papa se concentrou em dois valores em especial: a liberdade e o serviço.

O Santo Padre explicou que liberdade não é fazer o que se quer, mas sim saber refletir, avaliar o que é bem e o que é mal e optar sempre pelo bem. “Escolher o bem fará de vocês pessoas com uma coluna dorsal forte, que sabem enfrentar a vida com coragem e paciência”.

Sobre o serviço, o Papa falou que nas escolas este se traduz em abrir-se ao próximo, aos mais pobres, a trabalhar para melhorar o mundo. “Sejam homens e mulheres com os outros e pelos outros: sejam campeões no serviço aos outros”.

Aos educadores: “educar é uma atitude”

Antes de terminar, Francisco levou uma palavra de encorajamento aos professores, trabalhadores e pais, destacando que educar não é uma profissão, mas uma atitude, um modo de ser.

“Para educar é preciso sair de si mesmo e acompanhar os jovens lado a lado com eles, dando-lhes esperança e otimismo para seu caminho no mundo. Ensinem-lhes a ver a beleza e a bondade da Criação e do homem, mas principalmente, sejam testemunhas com a vida daquilo que ensinam! Sem coerência não se pode educar!”.

Liberdade é saber refletir e optar sempre pelo bem, diz Papa a alunos de escolas jesuítas

Papa Francisco em contato direto com as crianças de escolas jesuítas que foram ao seu encontro. Foto: L’Osservatore Romano

Francisco também recordou que deve haver um espírito de unidade e comunidade entre os diversos componentes da educação. “O objetivo único é formar e ajudar a crescer pessoas maduras, simples, competentes e honestas, que saibam amar com fidelidade, vivendo a vida em resposta à vocação de Deus e a profissão como um serviço à sociedade”.

Por fim, o Santo Padre saudou todos, citando especificamente os representantes da Rede ‘Fé e Alegria’, que realiza um trabalho entre as populações mais pobres da América do Sul, e a delegação do colégio albanês de Scutari, que retomou suas atividades em 1994 depois de vários anos fechado por causa da repressão no país. Este Colégio acolhe e educa jovens católicos, ortodoxos, muçulmanos e provenientes de contextos agnósticos.

“Assim a escola se torna um lugar de diálogo e confronto sereno, promovendo comportamentos de respeito, escuta, amizade e espírito de colaboração”, afirmou Francisco, concedendo todos a sua benção.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo