Guarda Suiça deve impressionar por sua gentileza, diz Papa

Francisco recebe guardas suíços que farão juramento, nesta terça-feira, 6 de maio

Rádio Vaticano

Papa recebe Guarda Suiça / Foto: L'Osservatore Romano

Papa recebe Guarda Suiça / Foto: L’Osservatore Romano

No fim da manhã desta segunda-feira, 5, o Papa Francisco recebeu, em audiência, na Sala Clementina, os Guardas Suíços, por ocasião do juramento dos novos recrutas.

Em seu discurso, o Pontífice destacou que prestar serviço na Guarda Suíça Pontifícia significa viver uma experiência que une o tempo e o espaço de modo especial, pois Roma é rica de história e de turistas de todo o mundo, que vêm justamente para apreciar a cultura e tradição desta cidade.

“Nesse movimento de história e de histórias pessoais, há também cada um de vocês. Com esse serviço peculiar, vocês são sempre chamados a dar um testemunho cristão sereno e alegre aos que vêm ao Vaticano para visitar a Basílica de São Pedro e para encontrar o Papa. Vivam intensamente suas jornadas! Sejam generosos na caridade com as pessoas que encontrarem.”

Francisco recordou ainda que, este ano, o famoso uniforme multicor da Guarda completa cem anos. Todavia, acrescentou que atrás de cada uniforme há uma pessoa concreta: com uma família e uma terra de proveniência. Os trajes da Guarda atraem a atenção das pessoas, no entanto, advertiu o Papa, não é o uniforme, mas a pessoa que o veste que deve impressionar por sua gentileza, seu espírito de acolhimento e a atitude de caridade para com os outros.

Essa mesma cordialidade deve existir entre os companheiros de trabalho, com os quais compartilhar os momentos de tristeza e alegria, evitando que haja desprezo, marginalização ou racismo.

O Pontífice se despediu dizendo que, todos os dias, acompanha a dedicação e o empenho dos Guardas Suíços, agradecendo-lhes pelo trabalho.

A audiência de Francisco com os novos recrutas foi realizada um dia antes do juramento, que, tradicionalmente, é feito em 6 de maio – dia em que se comemore o Saque de Roma e o ato dos membros da Guarda Suíça que, em 1527, ofereceram a própria vida em defesa da Igreja e do Papa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo