A partir do Evangelho que trata da Transfiguração de Jesus, o Papa Francisco explicou que a cruz é o que leva o cristão à glória da ressurreição
Da redação, com Rádio Vaticano
“Jesus transfigurado no Monte Tabor quis mostrar sua glória aos seus discípulos, não para evitar passar pela cruz, mas para indicar-lhes onde leva a cruz”, explicou o Papa Francisco neste domingo, 12, durante o Angelus.
A luz que caracteriza este acontecimento extraordinário simboliza o objetivo, disse o Papa: “iluminar as mentes e os corações dos discípulos para que pudessem compreender claramente quem é o Mestre. É um raio de luz que se abre de improviso sobre o mistério de Jesus e ilumina toda sua pessoa e toda sua ação”.
Caminho a Jerusalém onde sofrerá a condenação à morte de cruz, “Jesus quis preparar os seus para este escândalo demasiadamente forte para sua fé e ao mesmo tempo anunciar sua ressurreição, manifestando-se como o Messias, o Filho de Deus”.
Todavia, esclareceu o Papa, Jesus não estava se manifestando como um Messias de acordo com as expectativas – um rei poderoso e glorioso – mas como um servidor desarmado, um homem pobre, casto e sem casa. “Mas é precisamente através da cruz que Jesus alcançará a gloriosa ressurreição. Quem morre com Cristo, com Cristo ressuscitará. Quem luta com Ele, com Ele triunfará”, afirmou o Papa, que acrescentou:
“Neste tempo de Quaresma, contemplamos a cruz com devoção para compreender sempre mais a gravidade do pecado e o valor do sacrifício com que o Redentor nos salvou”.