Francisco será presenteado com "Bicicleta dos abraços"

No dia mundial do autismo, o Papa Francisco receberá de presente uma bicicleta projetada especialmente para os autistas

Da Redação, com Rádio Vaticano

Francisco será presenteado com a "Bicicleta dos abraços"

“Bicicleta dos abraços” foi projetada especialmente para crianças e jovens autistas / Foto: Divulgação

“Caro Papa Francisco, em 2 de abril, junto com meus amigos, levaremos a bicicleta dos abraços feita por nós, ela é fortíssima. Nós estaremos ali, venha nos saudar”. Foi o que escreveu ao Papa, um garoto de 12 anos, autista, chamado Ottavio. Ele recorda o Santo Padre do encontro que terão na Audiência Geral da próxima quarta-feira, 2, Dia Mundial do Autismo.

A delegação da Fundação ‘Além do Labirinto ONG’, partirá de Treviso, norte da Itália, convidada pelo Vaticano. Desde 2009, a ONG presta assistência às pessoas autistas. Na Itália, existem cerca de 60 mil famílias que convivem com pessoas autistas.

As crianças e jovens irão presentear o Papa com uma “Hugbike”, ou “bicicleta dos abraços”, assim chamada pela posição ocupada por quem a “pedala”, pois praticamente abraça o passageiro sentado diante dela.

A bicicleta é  branca, incluindo a campainha, o assento e o bagageiro. Projetada para pessoas com deficiência, a bicicleta foi montada por sete jovens da Fundação que vivem no “Villaggio Godega 4Autism”, aberto em Godega Sant’Urbano, Treviso.

“Queríamos criar uma empresa sustentável que ajudasse na inserção social e eventualmente no trabalho dos jovens autistas”, explicou o diretor da Fundação e pai de um dos jovens que encontrará o Papa Francisco, Mario Paganessi.

Com a ajuda de um projetista, uma designer e um mestre de oficina, foram criados cerca de dez protótipos, até se chegar ao modelo ideal, adaptado aos jovens autistas.

“Frequentemente, eles não tem a percepção do perigo, e quando ficam maiores, correm o risco de distraírem-se e cair. Ao contrário, agora estão mais seguros e sobretudo melhoram a autoestima, porque sentem ser verdadeiramente eles que guiam”, concluiu  Paganessi.


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo