Francisco recebe bispos dos Países Baixos

Papa pede aos bispos que incentivem os leigos a ocupar lugares na política e cargos de decisão

Liliane Borges
Da Redação, com Rádio Vaticano

 

Papa recebe bispos dos Países Baixos

“A Igreja se expande, não por proselitismo, mas por atração”, declara Francisco aos bispos / Foto: L´Osservatore Romano

O Papa Francisco recebeu na manhã desta segunda-feira, 2, no Palácio Apostólico, os bispos dos Países Baixos. A  audiência foi realizada por ocasião da tradicional visita “Ad Limina Apostolorum”,  a primeira no pontificado de Francisco.

Aos 13 bispos, o Pontífice agradeceu pelo trabalho missionário realizado em meio a tantos desafios encontrados na sociedade secularizada, presente na Europa. “Não é fácil manter a esperança nos desafios que enfrentamos! O exercício colegial do vosso ministério episcopal, em comunhão com o Bispo de Roma, é uma necessidade para crescer na  esperança, no  diálogo e na colaboração eficaz”, exortou o Papa.

De acordo com Francisco, a antropologia cristã e a doutrina social da Igreja fazem parte do patrimônio da  civilização europeia, e podem realmente ajudar a reafirmar a primazia do homem sobre a tecnologia e estruturas.

“E este primado  do homem, pressupõe a  abertura à transcendência. Suprimindo a dimensão transcendente, a cultura se  empobrece, quando ela deveria  mostrar a capacidade de conectar em constante harmonia, a fé e razão, a verdade e a liberdade”, destacou.

Neste contexto, destacou o Papa, o testemunho e empenho dos leigos na Igreja e na sociedade tem um papel importante e devem ser sustentados pelos seus pastores. “Em vossa sociedade, fortemente marcada pela secularização, encorajo-vos a estar presente no debate público, em todas as áreas em que está em causa o homem, para tornar visível a misericórdia de Deus, e sua compaixão por todas as criaturas”, declarou.

O Pontífice reafirmou que, a partir da experiência autêntica do ministério episcopal, a Igreja se expande, não por proselitismo, mas por atração. “Ela é enviada por todo o mundo para acordar, despertar e  manter a esperança”.

Francisco destacou como prioridade a educação das consciências, especialmente, mediante a formação de juízo crítico, que evitará a superficialidade e a conformação com a indiferença. “Portanto, isso requer que os católicos, sacerdotes, pessoas consagradas e  leigos, adquiram uma formação sólida e de qualidade”, pediu o Pontífice.

Na conclusão do encontro, o Santo Padre destacou os sinais de vitalidade com os quais o Senhor tem abençoado a Igreja presente nos Países Baixos, em um contexto difícil e desafiador. Após abençoar os Bispos, o Papa pediu orações por seu ministério.

A visita “Ad Limina Apostolorum”(Visita aos túmulos dos Apóstolos), é um tradicional encontro do Pontífice com os bispos de todo o mundo. Cada país realiza a visita a cada 5 anos. Na ocasião, são expostos ao Pontífice os avanços e dificuldades das respectivas dioceses que compõem a Igreja Católica do país.


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo