window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Audiência no Vaticano

Francisco: Que o clima de oração não se perca nos Templos

Ao receber fundação responsável pela Basílica Sagrada Família de Barcelona, Espanha, Papa afirma que clima de oração deve ser prioridade nos templos católicos

Da redação, com Vatican News

Foto: Bruno Marques / Canção Nova

O Papa Francisco recebeu em audiência, neste sábado, 17, os membros da “Junta Constructora” da Basílica da Sagrada Família de Barcelona, Espanha. Trata-se de uma Fundação Canônica Privada responsável pela construção, conservação e restauração da Basílica projetada pelo arquiteto espanhol e Servo de Deus Antoni Gaudí.

Neste ano dedicado à oração, em preparação ao Jubileu de 2025,  o Papa destacou a importância de que o clima de oração não se perca nos templos. “Deve ser uma prioridade”, enfatizou o Papa, para todos aqueles que, como a “Junta Constructora”, têm a responsabilidade de cuidar dos templos católicos.

O Pontífice destacou que a Basílica da Sagrada Família está estruturada de modo que em cada pórtico há um tema, ilustrado por passagens da Escritura e emoldurado por uma oração.

Ele lembrou da primeira porta, situada ao lado direito da fachada, que é dedicada à Virgem Maria e chamada de “portal da Fé”. Ela traz a imagem de Jesus pregando aos doutores da lei e indica que “a fé pregada deve sempre tornar-se oração”, disse o Papa.

O portal da esquerda é dedicado a São José e denominado de “portal da Esperança”. E o portal central, dedicado a Jesus, é denominado “portal da Caridade”. Juntos, eles representam a Sagrada Família e convidam os peregrinos a elevar o olhar para o mistério da Encarnação.

Francisco lembrou ainda da imagem do Rosário, que desce através dos vitrais e emoldura a estrela de Belém, como se dissesse: “Aqui está a nossa luz”.

E afirmou que é, precisamente “na adoração, na oração contemplativa dos mistérios, que nos abrimos a essa luz, como a grande janela do vosso templo”.

Concluindo seu discurso, o Papa exortou os homens e mulheres que supervisionam a construção da Basílica a garantirem o aspecto contemplativo da obra-prima do Servo de Deus Antonio Gaudí.

“Convido-vos, portanto, a acolher os peregrinos que chegam à Basílica, a introduzi-los com atitude orante na contemplação do projeto iconográfico do servo de Deus Antonio Gaudí na sua totalidade, para que, como os pináculos e campanários, seus olhares se elevem e suas vozes proclamem com os anjos: ‘Nosso Santo Deus é Imortal'”, enfatizou.

Sagrada Família, mais de 140 anos de história

A construção da Basílica da Sagrada Família, iniciada em 1882, responde ao que está indicado no pergaminho conservado na pedra fundamental: “Despertar do torpor os corações adormecidos. A construção foi suspensa em 1936 devido à Guerra Civil Espanhola e retomada anos mais tarde, porém, ainda hoje, está em processo de construção.

No dia 7 de Novembro de 2010 a Igreja foi consagrada e elevada à categoria de Basílica menor. Em 2018, foi instalada a Cruz Gloriosa na fachada da Paixão e, em 2021, foi inaugurada a estrela da Torre da Virgem, passos sucessivos para a conclusão desta obra, já quase concluída.

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo