Ao receber fundação responsável pela Basílica Sagrada Família de Barcelona, Espanha, Papa afirma que clima de oração deve ser prioridade nos templos católicos
Da redação, com Vatican News
O Papa Francisco recebeu em audiência, neste sábado, 17, os membros da “Junta Constructora” da Basílica da Sagrada Família de Barcelona, Espanha. Trata-se de uma Fundação Canônica Privada responsável pela construção, conservação e restauração da Basílica projetada pelo arquiteto espanhol e Servo de Deus Antoni Gaudí.
Neste ano dedicado à oração, em preparação ao Jubileu de 2025, o Papa destacou a importância de que o clima de oração não se perca nos templos. “Deve ser uma prioridade”, enfatizou o Papa, para todos aqueles que, como a “Junta Constructora”, têm a responsabilidade de cuidar dos templos católicos.
O Pontífice destacou que a Basílica da Sagrada Família está estruturada de modo que em cada pórtico há um tema, ilustrado por passagens da Escritura e emoldurado por uma oração.
Ele lembrou da primeira porta, situada ao lado direito da fachada, que é dedicada à Virgem Maria e chamada de “portal da Fé”. Ela traz a imagem de Jesus pregando aos doutores da lei e indica que “a fé pregada deve sempre tornar-se oração”, disse o Papa.
O portal da esquerda é dedicado a São José e denominado de “portal da Esperança”. E o portal central, dedicado a Jesus, é denominado “portal da Caridade”. Juntos, eles representam a Sagrada Família e convidam os peregrinos a elevar o olhar para o mistério da Encarnação.
Francisco lembrou ainda da imagem do Rosário, que desce através dos vitrais e emoldura a estrela de Belém, como se dissesse: “Aqui está a nossa luz”.
E afirmou que é, precisamente “na adoração, na oração contemplativa dos mistérios, que nos abrimos a essa luz, como a grande janela do vosso templo”.
Concluindo seu discurso, o Papa exortou os homens e mulheres que supervisionam a construção da Basílica a garantirem o aspecto contemplativo da obra-prima do Servo de Deus Antonio Gaudí.
“Convido-vos, portanto, a acolher os peregrinos que chegam à Basílica, a introduzi-los com atitude orante na contemplação do projeto iconográfico do servo de Deus Antonio Gaudí na sua totalidade, para que, como os pináculos e campanários, seus olhares se elevem e suas vozes proclamem com os anjos: ‘Nosso Santo Deus é Imortal'”, enfatizou.
Sagrada Família, mais de 140 anos de história
A construção da Basílica da Sagrada Família, iniciada em 1882, responde ao que está indicado no pergaminho conservado na pedra fundamental: “Despertar do torpor os corações adormecidos. A construção foi suspensa em 1936 devido à Guerra Civil Espanhola e retomada anos mais tarde, porém, ainda hoje, está em processo de construção.
No dia 7 de Novembro de 2010 a Igreja foi consagrada e elevada à categoria de Basílica menor. Em 2018, foi instalada a Cruz Gloriosa na fachada da Paixão e, em 2021, foi inaugurada a estrela da Torre da Virgem, passos sucessivos para a conclusão desta obra, já quase concluída.