Papa Francisco inicia, nesta segunda-feira, 2, a mais longa viagem do seu Pontificado; serão 11 dias de viagem por quatro países, na Ásia e Oceania
Da redação, com Vatican News
“Amanhã, iniciarei uma Viagem Apostólica a alguns países asiáticos. Por favor, rezem pelos frutos desta viagem”, foi o pedido do Papa Francisco após o Angelus deste domingo, 1º.
O Santo Padre iniciará nesta segunda-feira, 2, a mais longa viagem do seu Pontificado. A 45ª Viagem Apostólica terá duração de 11 dias, e levará o Pontífice à Indonésia, Timor Leste, Papua Nova Guiné e Singapura.
Serão 32.814 quilômetros percorridos, com quatro fusos horários diferentes, desde a partida do Aeroporto Fiumicino, às 17h55 (horário italiano) desta segunda-feira, até seu retorno a Roma na sexta-feira, 13 de setembro, às 18h55 (horário italiano).
Entre os temas a serem abordados nos 16 discursos e e homilias, a serem pronunciados em italiano e espanhol, está o diálogo e a convivência harmoniosa entre as religiões, a reconciliação social, a mudança climática e seus efeitos devastadores nas terras de oceanos e vulcões, o equilíbrio entre a velocidade econômica e tecnológica e o desenvolvimento humano, social e espiritual dos povos.
Ademais, a evangelização, antiga e moderna, em latitudes onde as comunidades cristãs vivem quase nas mesmas condições da Igreja primitiva, a acolhida de refugiados, o incentivo aos jovens a participarem dos processos políticos e sociais.
Virgem Salus Populi Romani
Como é costume, sempre antes de iniciar uma viagem, o Papa Francisco visita a Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, para confiar a Virgem Maria, no título de Salus Populi Romani, sua viagem apostólica.
Segundo informou a Sala de Imprensa da Santa Sé, o Papa visitou a Basílica na manhã deste domingo, 1º, e ficou em oração diante do ícone bizantino da Virgem Maria, confiando-lhe sua viagem aos quatro países, na Ásia e Oceania.
Expectativa para a viagem do Papa
O primeiro destino da viagem do Papa será a Indonésia. Os meios de comunicação do país se preparam para a visita do Papa, mais de 730 jornalistas estão credenciados para a cobertura, na sua maioria indonésios, e os outros de países vizinhos ou da grande delegação da mídia internacional (incluindo os 88 presentes no voo papal).
Entre os eventos na Indonésia estão a Missa no estádio nacional, o encontro na Catedral e o encontro inter-religioso na mesquita Istiqlal. Ali, como confirmou o Cardeal Suharyo, o Papa assinará, com os outros líderes religiosos, uma declaração sobre “Tolerância e fraternidade”, inspirada no Documento de Abu Dhabi.
Outro destaque desta primeira etapa da viagem será a Casa da Juventude Grha Pemuda, em Jacarta, no dia 4 de setembro. Na ocasião, o Papa irá concluir um obra de arte chamada Poliedro do Coração. A escultura pretende simbolizar o coração da Indonésia e a riqueza cultural do país e foi idealizada pelo Movimento Educativo Internacional Scholas Occurrentes, lançado globalmente em 2013 pelo Pontífice.