Igreja

Festa de Santo André: Papa envia mensagem ao Patriarca Bartolomeu I

Mensagem do Papa ao Patriarca Ecumênico reforça desejo de parceria 

Da redação, com Boletim da Santa Sé

O Patriarca Bartolomeu I e o Papa Francisco / Foto: Gregorio Borgiai/Pool via REUTERS

Nesta terça-feira, 30, o Papa Francisco enviou uma mensagem ao Patriarca Ecumênico, Sua Santidade Bartolomeu I, por ocasião da festa do Apóstolo André, padroeiro deste patriarcado. 

André era irmão de Pedro, e é tradição entre as duas igrejas enviar uma delegação na festa dos dois irmãos. O presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, cardeal Kurt Koch, está na Turquia, e participa da Divina Liturgia programada na Igreja Patriarcal de São Jorge.

Na mensagem publicada hoje, o Papa dirigiu seu pensamento ao patriarca, e reafirmou a amizade e o vínculo de fé e de caridade entre a Igreja de Roma e a Igreja de Constantinopla. 

“Com a certeza da minha proximidade espiritual, enviei uma delegação para transmitir os meus bons votos de alegria e paz a vós, aos vossos irmãos bispos, ao clero, aos monges e aos fiéis leigos reunidos na Igreja Patriarcal de São Jorge para a Divina Liturgia em memória do apóstolo André.”

Leia também
.: Em mensagem ao Bartolomeu I, Papa reforça desejo por unidade
.: Doutorado honoris causa ao Patriarca Bartolomeu I

Unidade

Francisco manifestou sua alegria pela visita do patriarca a Roma em outubro, quando puderam partilhar suas preocupações quanto ao presente e ao futuro do mundo, e expressaram o compromisso comum acerca de questões de importância crucial para toda a família humana, incluindo o cuidado da criação, a educação das gerações futuras, o diálogo entre as diferentes tradições religiosas e a busca da paz.

“Deste modo, nós Pastores, juntamente com as nossas Igrejas, reforçamos o vínculo profundo que já nos une, pois a nossa responsabilidade comum perante os desafios do presente decorre da nossa fé partilhada em Deus Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra; no único Senhor Jesus Cristo, seu Filho, que se fez homem para a nossa salvação, morreu e ressuscitou dos mortos; e no Espírito Santo, Senhor e doador da vida, que harmoniza as diferenças sem as abolir. Unidos nesta fé, procuremos com determinação tornar visível a nossa comunhão.”

Comunhão

O Papa reconhece que ainda existem questões teológicas e eclesiológicas no cerne do trabalho do diálogo teológico contínuo, e disse ter esperança que católicos e ortodoxos possam trabalhar cada vez mais juntos nas áreas em que não só é possível, mas imperativo que seja feito.

“Amado irmão em Cristo, no caminho da plena comunhão entre as nossas Igrejas, somos sustentados pela intercessão dos santos irmãos Pedro e André, nossos santos padroeiros. A unidade plena pela qual ansiamos é, obviamente, um presente de Deus, pela graça do Espírito Santo. Nosso Senhor nos ajude a estar prontos para abraçar este dom através da oração, da conversão interior e da disponibilidade para buscar e oferecer o perdão. Com estes sentimentos sinceros, renovo os meus votos calorosos para a festa de Santo André, e troco com Vossa Santidade um abraço de paz”, concluiu o Pontífice. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo