Eucaristia e Palavra de Deus dão alegria à vida, diz Papa

Francisco explicou que o caminho dos discípulos de Emaús são um símbolo de fé, em que as Escrituras e a Eucaristia são indispensáveis

Jéssica Marçal
Da Redação

regina coeli papaEm sua reflexão antes do Regina Coeli deste domingo, 4, Papa Francisco falou da Palavra de Deus e da Eucaristia como grandes fontes de alegria cristã. O Santo Padre destacou que esses são dois elementos indispensáveis para o encontro com o Senhor.

Acesse
.: Íntegra do Regina Coeli

Francisco partiu do Evangelho deste domingo, que narra o episódio dos discípulos de Emaús. Após a morte de Jesus, eles retornavam pra casa tristes e desanimados quando encontraram Jesus pelo caminho, mas não O reconheceram. Cristo ajudou-os a entender que sua morte e ressurreição estavam previstas nas Escrituras e depois, ao partir o pão junto aos dois discípulos, eles O reconheceram.

O Papa explicou que o caminho de Emaús torna-se, assim, símbolo do caminho de fé. “As Escrituras e a Eucaristia são elementos indispensáveis para o encontro com o Senhor. Também nós chegamos muitas vezes à Missa dominical com as nossas preocupações, as nossas dificuldades e desilusões. A vida às vezes nos fere e nós seguimos tristes, rumo à nossa ‘Emaús’, virando as costas ao projeto de Deus”.

Mas nestas situações, o Pontífice lembrou que a Liturgia da Palavra acolhe; as Escrituras reacendem no coração o calor da fé e da esperança e na Liturgia Eucarística, Jesus doa a Si mesmo, o Pão da vida eterna.

“Sempre, a Palavra de Deus e a Eucaristia nos enchem de alegria. Quando você está triste, pegue a Palavra de Deus e vá Missa de domingo fazer a comunhão, participar do mistério de Jesus”.

O Santo Padre concluiu pedindo a intercessão de Maria para que cada cristão, revivendo a experiência dos discípulos de Emaús, especialmente na Missa dominical, redescubra a graça do encontro transformador com Jesus ressuscitado. “Há sempre uma Palavra de Deus que nos dá orientação depois dos nossos escorregos, e através dos nossos cansaços e desilusões, há sempre um Pão que nos faz seguir adiante no caminho”.

Leia mais
.: Após o Regina Coeli –  Papa pede paz na Ucrânia e reza por mortos no Afeganistão

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo