Escolha do Papa para o I Dia Mundial dos Avós foi inspirada no Evangelho de Mateus
Da redação, com Vatican News
O Papa Francisco escolheu o tema do I Dia Mundial dos Avós: “Eu estou contigo todos os dias” (cf. Mt 28,20). A data será celebrada pela primeira vez no domingo, 25 de julho.
Tema
O tema expressa a proximidade do Senhor e da Igreja na vida de cada idoso, especialmente neste momento difícil de pandemia.
Comunicado
O anúncio da passagem que norteará o dia foi divulgado nesta terça-feira, 20. Ele aconteceu através de um comunicado do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.
“’Eu estou contigo todos os dias’ é também uma promessa de proximidade e de esperança de que jovens e idosos possam entender-se mutuamente”, lê-se.
Missão evangelizadora
Não são só os netos e os jovens que são chamados a estar presentes na vida dos idosos. Os avós e as pessoas idosas também têm uma missão evangelizadora, destacou a Santa Sé.
Os avós têm uma missão de anunciar, de rezar e de gerar jovens para a fé.
Subsídios
Para promover a celebração desse dia nas igrejas locais e nas realidades associativas, o Dicastério vai propor, a partir da metade de junho, alguns subsídios pastorais, que estarão disponíveis neste site.
I Dia Mundial dos Avós
O I Dia Mundial dos Avós foi instituído pelo Papa Francisco no dia 1 de fevereiro deste ano. O anúncio foi realizado ao final da oração mariana do Angelus.
O ponto de partida do Pontífice para a celebração da data é a Festa da Apresentação de Jesus no Templo, em 2 de fevereiro, quando dois idosos, Simeão e Ana, “iluminados pelo Espírito Santo, reconheceram Jesus como o Messias”.
Segundo o Santo Padre, esta é a primeira grandeza daqueles que precederam homens e mulheres no caminho da vida:
“O Espírito Santo ainda desperta pensamentos e palavras de sabedoria nos idosos: sua voz é preciosa, porque canta os louvores de Deus e conserva as raízes dos povos. Eles nos lembram que a velhice é um presente, e que os avós são o elo entre as diferentes gerações, para transmitir aos jovens a experiência da vida e da fé”.