PREPARAÇÃO PARA O NATAL

Encher as ruas do mundo com canto de paz e esperança, exorta Papa

Em audiência com participantes do Concerto de Natal deste ano, Francisco sublinha papel da música para fazer florescer opções concretas de amor

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Foto: Alessia Giuliani/IPA/Sipa USA via Reuters Connect

Neste sábado, 14, o Papa Francisco recebeu em audiência os participantes do Concerto de Natal e do “Christmas Contest” (Concurso de Natal) deste ano. Durante seu discurso, ele refletiu sobre dois valores: a paz e a esperança.

Em relação à paz, o Pontífice recordou que, no nascimento de Jesus, em meio ao silêncio da noite, um hino de paz cantado pelos anjos fez romper o céu e a terra. “A música, falando de modo especial e direto ao coração humano, tem uma grande capacidade de criar unidade e promover a comunhão”, afirmou.

Neste contexto, o Santo Padre convidou os presentes a serem também “anjos da paz”, investindo seus talentos na promoção, com a arte e a vida e por onde forem, da cultura de fraternidade e de reconciliação.

Veja mais
.: Mensagem do presépio é de amor. Chega de guerras!, pede Papa

.: Advento prepara o coração de cada católico para o Natal do Senhor

Passando para a esperança, o Papa manifestou seu apreço pela escolha de dedicar o concerto que acontecerá mais tarde a esta virtude. “O Natal recorda-nos que a esperança é antes de tudo um dom de Deus e que, como tal, se funda na fé e se alimenta da caridade”, pontuou.

Desta forma, a esperança precisa “fincar as suas raízes no terreno fértil da comunhão com o Senhor e, por outro, crescer e florescer em opções concretas de amor, para encher de sentido o presente e abrindo novos horizontes para o amanhã”, sinalizou Francisco.

“Paz e esperança: eis as duas vozes do canto com o qual vos encorajo a encher as ruas do mundo, a entregá-lo ao futuro, a entregá-lo às gerações futuras”, exortou o Pontífice, acrescentando aos participantes que “o mundo e a Igreja precisam do seu talento, da sua idealidade criativa, da sua capacidade de doação, da sua paixão pela justiça e pela fraternidade”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo