Pesar

Em telegrama, Papa se solidariza com vítimas de tiroteio na Alemanha

A mensagem do Pontífice foi enviada por meio do Secretário de Estado do Vaticano, o Cardeal Pietro Parolin

Da redação, com Vatican News

Aiman Mazyek, presidente do Conselho Central dos Muçulmanos na Alemanha, em uma coletiva à imprensa em que falou sobre o crime / Foto: Reprodução Reuters

O Papa Francisco enviou uma mensagem expressando suas condolências às famílias e aos que foram mortos em tiroteio em Hanau, na Alemanha. O texto é assinado pelo secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Piertro Parolin

Na quarta-feira, 19, um homem de 43 anos atirou e matou nove pessoas em diversas localidades de um subúrbio de Frankfurt. O crime foi motivado por crenças de extrema direita, segundo as autoridades.

O atirador fez as primeiras vítimas em um bar e, em seguida, numa cafeteria na região central de Hanau, matando várias pessoas. Em seguida, abriu fogo contra um carro e um clube de esportes, fazendo mais vítimas.

“O Papa Francisco ficou chocado ao saber desta terrível violência em Hanau, que deixou diversos inocentes mortos”, escreveu Parolin em um telegrama a Dom Michael Gerber, de Fulda, região cuja jurisdição fica a cargo de Hanau.

Parolin disse ainda que o Santo Padre compartilha a tristeza daqueles que estão em luto, expressa sua proximidade com eles na dor e confia os mortos à misericórdia de Deus em oração. O Santo Padre, escreveu o Cardeal Parolin, implora a Cristo, o Senhor da vida, para que todos os que lamentam seus mortos possam encontrar consolo e confiança, e sejam acompanhados pela benção e paz de Deus.

O atirador, identificado como Tobias Rathjen, um suspeito de extrema direita, foi encontrado morto junto com sua mãe. Entre os mortos estavam turcos, curdos e pessoas cujas origens remetiam à Bulgária, Bósnia e Romênia.

Dom Gerber enfatizou a importância de se criar espaços de diálogo e amizade entre pessoas de diferentes origens, a fim de oferecer um exemplo que possa irradiar na sociedade e motivar as pessoas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo