Organização das Nações Unidas

Em mensagem, Papa parabeniza Unesco pelos 75 anos de fundação

Francisco sublinha o serviço da agência para a paz e solidariedade, para o desenvolvimento da pessoa e a proteção do patrimônio cultural

Da redação, com Vatican News

Foto: Daniel Ibanez – CNA

“Parabéns!”. O Papa Francisco se dirige em uma mensagem de vídeo à Unesco, que completa 75 anos. O Pontífice expressa suas sinceras felicitações e recorda a “relação privilegiada” com a Igreja. “A Igreja”, enfatiza o Papa, “está a serviço do Evangelho, e o Evangelho é a mensagem mais humanizadora que a história conhece”.

Segundo o Santo Padre, é uma mensagem de vida, liberdade e esperança que inspirou, em todas as épocas e em muitos lugares, várias iniciativas educacionais, e animou o crescimento científico e cultural da família humana. À luz da mensagem do Evangelho, as linhas de ação com a Unesco são semelhantes, disse.

Por essa razão, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura é um interlocutor privilegiado da Santa Sé no serviço comum para a paz e a solidariedade entre os povos, para o desenvolvimento integral da pessoa humana e para a proteção do patrimônio cultural da humanidade.

Unesco

Mais de 20 chefes de Estado participarão da cerimônia de aniversário dos 75 anos da Unesco. Ela será transmitida ao vivo nas redes sociais da agência.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura foi fundada em 16 de novembro de 1945. Com sede em Paris, a agência tem como objetivo promover a paz e a compreensão intercultural entre os Estados através da educação, da ciência e da cultura.

Apenas um ano depois, em 4 de novembro de 1946, a Unesco foi formalmente estabelecida com a ratificação de mais 20 países, além dos primeiros signatários. A missão da Unesco é também proteger e salvaguardar os locais do mundo considerados excepcionais por seu valor e beleza cultural ou natural.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo