Em bairro de Nápoles, Papa Francisco condena ação da máfia

“O caminho do mal é um caminho que tira sempre a esperança, também à gente honesta e trabalhadora”, afirmou Francisco em Nápoles

Da redação, com Agência Ecclesia

scampia

Em bairro de Nápoles, Papa Francisco condena ação da máfia / Foto: Reprodução CTV

O Papa Francisco iniciou hoje a sua visita de nove horas a Nápoles, após uma passagem por Pompeia, condenando a ação da Máfia e mostrando a sua preocupação com o desemprego.

Acesse:
.: Íntegra do discurso
.: Todas as notícias sobre a visita do Papa a Nápoles

“Quem segue voluntariamente o caminho do mal rouba um bocado de esperança, pode ganhar alguma coisinha, mas rouba a esperança a si próprio, aos outros, à sociedade. O caminho do mal é um caminho que tira sempre a esperança, também à gente honesta e trabalhadora”, disse, perante milhares de pessoas reunidas no bairro de Scampia, no subúrbio da cidade italiana.

O encontro começou com vários testemunhos, incluindo o de um trabalhador, que o Papa comentou, lembrando os números do desemprego juvenil.

“Isto é grave. O que faz um jovem sem trabalho, que futuro tem, que caminho escolhe? Esta é uma responsabilidade, não só da cidade ou do país mas também do mundo. Porquê? Porque há um sistema econômico que descarta as pessoas”, alertou.

Retomando uma reflexão que tem acompanhado o atual pontificado, Francisco recordou a importância de poder “levar o pão para casa, ganhá-lo”, como forma de manter a “dignidade”.

“Esta falta de trabalho rouba-nos a dignidade. Temos de lutar contra isto, temos de defender a dignidade dos cidadãos, dos homens, das mulheres, dos jovens. Este é o drama do nosso tempo”, declarou.

Francisco entrou em diálogo com a multidão para perguntar se os imigrantes eram “seres humanos de segunda classe” e questionou de novo a exploração dos trabalhadores, ameaçados pelo desemprego.

“Isto chama-se escravidão, isto chama-se exploração, isto não é humano, isto não é cristão”, lamentou.

O Papa alertou para as várias formas de corrupção, que “fede”, como os animais em decomposição, convidando todos a seguir pelo caminho do bem, promovendo a “limpeza da cidade, da sociedade”.

Saiba mais:

http://youtu.be/3EW5Wu7NHfE


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo