A estudantes e professores

Educação não é neutra, enriquece ou empobrece, diz Papa

Em encontro com estudantes e professores neste sábado, o Papa falou de seu amor pela escola

Da Redação com Rádio Vaticano

Cerca de 300 mil pessoas se reuniram, sábado, 10, na Praça São Pedro, para participar do evento “A Igreja para a Escola”, durante o qual o Papa Francisco se encontrou com estudantes e professores de colégios de toda a Itália.

O número superou e muito a expectativa da Conferência Episcopal Italiana (CEI), que esperava 150 mil pessoas.

“Amo a escola, porque ela é sinônimo de abertura à realidade, porque é um ponto de encontro e porque educa de verdade. A escola não é um estacionamento, é um local de encontro no caminho, e nós precisamos dessa cultura do encontro para nos conhecermos, nos amarmos e caminharmos juntos. Na escola aprendemos não só conhecimento, mas também hábitos e valores”, destacou.

Francisco disse que ir à escola significa abrir a mente e o coração à realidade. “Em sua grande riqueza e dimensões, existe o direito de perceber a realidade”.

O Papa contou que foi sua primeira professora que o fez gostar da escola, quando ele tinha apenas seis anos. “Nunca consegui esquecê-la; depois, eu a encontrei por toda a vida, até que ela partiu aos 98 anos”, relatou Francisco.

Francisco citou um provérbio africano, que pediu aos presentes que repetissem e pensassem: “Para educar um filho é preciso uma aldeia”.

“A escola ensina o verdadeiro, o belo e o bom. A educação não pode ser neutra, enriquece ou empobrece”, acrescentou, fazendo, em seguida, um apelo: “Por favor, não deixemos que roubem o amor pela escola”.

A “festa católica”, como a definiu o Pontífice, terminou com os fiéis cantando e dançando o tema musical Happy, sucesso de Pharrell Williams, já utilizado pela Santa Sé no evento da canonização dos Santos João XXIII e João Paulo II, em 27 de abril passado.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo