Sexta-feira Santa

Papa Francisco preside celebração da Paixão e Morte do Senhor

Sexta-feira Santa é um dia de contemplação ao sacrifício de Cristo pela humanidade

Kelen Galvan
Da Redação

Papa em silêncio durante o anúncio da morte de Jesus na Cruz, no Evangelho desta Sexta-feira Santa (Foto: CTV)

Papa em silêncio durante o anúncio da morte de Jesus na Cruz, no Evangelho desta Sexta-feira Santa (Foto: CTV)

Com uma procissão silenciosa, o Papa Francisco iniciou a Celebração da Paixão e Morte do Senhor, nesta Sexta-feira Santa, 29, na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Este é o único dia do ano em que não é realizada a Santa Missa. Contudo, a Sexta-feira Santa não é considerada pela Igreja Católica como um dia de luto, mas um dia de contemplação e reverência ao Sacrifício de Cristo pela humanidade.

Logo no início da celebração, o Santo Padre prostou-se no chão em um momento de oração. Em seguida, levantou-se e teve início a liturgia da Palavra, com a e leituras e o Evangelho narrando a Paixão e morte do Senhor (cf. João 18,1-19,42).

Acesse
:: Na íntegra: Homilia de Frei Cantalamessa

Na homilia, conduzida pelo pregador da Casa Pontificia, frei Raniero Cantalamessa, o frade destacou que, em Cristo morto e ressuscitado, a humanidade encontrou seu destino final: os novos céus e a nova terra.

“[Em Cristo] o mal e a morte foram derrotados para sempre. Suas fontes secaram. A realidade é que Jesus é o Senhor do mundo e o mal foi vencido pela redenção que Ele realizou. O novo mundo já começou”, enfatizou frei Cantalamessa.

O sacerdote explicou que a fé cristã poderia voltar ao mundo secularizado pela mesma razão pela qual ela já entrou antes. “Por ser a única doutrina que tem uma resposta segura para as grandes questões da vida e da morte”.

Frei Cantalamessa destacou que a redenção de Cristo é para todos (Foto: CTV)

Frei Cantalamessa destacou que a redenção de Cristo é para todos (Foto: CTV)

Frei Cantalamessa explicou que a Cruz separa os crentes dos não-crentes, porque para alguns ela é escândalo e loucura, enquanto que, para outros é poder e sabedoria de Deus. Porém, em um sentido mais profundo, a Cruz une todos os homens.

“Jesus tinha que morrer. Não por uma nação, mas para reunir juntos, todos os filhos de Deus que estavam dispersos. Os novos céus e a nova terra são de todos e para todos, porque Cristo morreu por todos”, ressaltou.

O sacerdote destacou ainda que a urgência, ao saber dessa redenção de Cristo, é evangelizar. “O amor de Cristo nos impele a anunciar ao mundo a boa noticia de que não há nenhuma condenação aos que estão em Cristo Jesus, porque Ele libertou a todos da lei do pecado e da morte”, enfatizou, repetindo a frase em vários idiomas, explicando que é uma verdade que precisa ser anunciada a todos.

Após a homilia, a liturgia da Paixão do Senhor prosseguiu com a Oração Universal, pelas intenções mais importantes da Igreja, e, em seguida, a Adoração à Santa Cruz. A celebração concluiu-se com a Comunhão Eucarística.

Nesta noite, o Papa Francisco participa da Via Sacra no Coliseu às 21h15 (horário de Roma – 17h15 no Brasil) e amanhã, preside a Missa da Vigília Pascal às 21h (horário de Roma – 17h no Brasil). A TV Canção Nova transmitirá ao vivo a Celebração a partir das 16h50.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo