Apelos

Diante do presépio, rezemos pela paz, pede Papa Francisco

Francisco voltou a recordar os conflitos mundiais, em especial as crianças vítimas da guerra; também rezou pelas vítimas de terremoto na China

Da Redação, com Vatican News

Papa Francisco contempla presépio preparado para este ano / Foto: Vatican Media/­Handout via REUTERS

Ao final da catequese desta quarta-feira, 20, o Papa Francisco expressou, uma vez mais, a sua dor diante dos conflitos mundiais, como na Terra Santa e na Ucrânia. Preocupação, em especial, pelas crianças que são vítimas dessas guerras. Outros dois apelos do Santo Padre foram pelos afetados pelo terremoto na China e por uma explosão em Conacri, na Guiné.

Francisco voltou a dizer que os únicos que ganham com os conflitos são os fabricantes de armas. “Por favor, pensemos na Palestina, em Israel. Pensemos na Ucrânia – está presente aqui o senhor embaixador – a atormentada Ucrânia, que sofre tanto. E pensemos nas crianças na guerra, as coisas que veem. Vamos ao presépio e peçamos a Jesus a paz. Ele é o príncipe da paz”.

Apelo pelas vítimas do terremoto na China

O Pontífice também se manifestou com relação ao terremoto de magnitude 6,2 que atingiu as cidades chinesas de Gansu e Quinghai, no nordeste do país, na última segunda-feira, 18.

O número de mortos continua aumentando: já são quase 200 mortos e cerca de 500 feridos. “Estou próximo com afeto e oração às populações que estão sofrendo, encorajo os serviços de socorro e invoco sobre todos a bênção do Todo-Poderoso, para que traga conforto e alívio na dor”.

Explosão na Guiné

Com igual preocupação, Francisco expressou sua proximidade às famílias dos mortos e feridos na explosão ocorrida em Conacri, capital da Guiné. Oito pessoas morreram e 84 ficaram feridas na madrugada de segunda-feira, quando o principal terminal de petróleo da África Ocidental explodiu. “Expresso minha proximidade às famílias dos falecidos e dos feridos. Deus os ampare e lhes dê esperança”, disse o Papa.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo