MENSAGEM

"Devemos combater esta venenosa cultura do descarte", diz Papa

Francisco envia mensagem, em sua rede social, sobre a atenção que deve-se ter aos idosos e alerta para o combate à cultura do descarte

Da Redação, com Vatican News

Papa Francisco / Foto: Reuters

Por ocasião do Dia Mundial da Conscientização sobre o Abuso de Idosos, o Papa Francisco fez um apelo em sua rede social para que se contrarie a lógica que considera as pessoas idosas como material a ser descartado. “Quantas vezes se descartam os idosos com atitudes de abandono que são uma verdadeira e própria eutanásia oculta! É o efeito da cultura do descarte que tanto mal faz ao nosso mundo. Todos nós somos chamados a combater esta venenosa cultura do descarte”, afirmou.

Uma eutanásia oculta

A eutanásia oculta, à qual o Papa se refere, é uma cultura de morte na qual prevalecem a exclusão e o descarte. Uma lógica perversa que leva a privar as pessoas em idade avançada dos cuidados e medicamentos necessários.

Francisco recordou em seu discurso aos membros da Associação Religiosa dos Institutos Sociais e de Saúde (Aris) em 2023, que em vários países, os idosos devem tomar quatro ou cinco remédios e só conseguem obter dois. “Isso é eutanásia progressiva, porque não lhes é dado o que precisam para se curarem”, enfatizou.

Durante a Assembleia Plenária da Pontifícia Academia para a Vida em 2021, o Papa afirmou que a eutanásia oculta encurta a vida dos idosos e que com isso, nega-se a esperança, a esperança que está nas raízes que os idosos oferecem.

Cultura do descarte

Em sua rede social, o Santo Padre salientou que a solidão e o descarte se tornaram marcas registradas da vida de muitos idosos. “Em alguns casos, são o resultado de uma exclusão planejada, uma espécie de triste ‘conjura social’; em outros casos, trata-se infelizmente de uma decisão própria. Em outros ainda, suportam-se fingindo que se trata de uma opção autônoma. Cada vez mais perdemos o gosto da fraternidade”, reforçou.

Destaque para os idosos em situação de emergência

O Dia Mundial da Conscientização sobre o Abuso de Idosos foi criado em 2006 pela Rede Internacional para a Prevenção do Abuso de Idosos e é celebrado em 15 de junho. O tema deste ano enfoca os idosos em situações de emergência.

A ONU recorda que desastres naturais, pandemias ou conflitos afetam de modo desproporcionado as pessoas idosas, agravando suas vulnerabilidades. Problemas de mobilidade, condições crônicas de saúde ou isolamento social podem, de fato, prejudicar a capacidade dos idosos de ter acesso à ajuda, ir a locais protegidos e receber atendimento médico e serviços de apoio em tempo hábil.

De acordo com a ONU, o caos em situações de emergência, também pode aumentar o risco de abuso de idosos, incluindo abuso físico e emocional. Isso exige o desenvolvimento de políticas inclusivas para que os idosos não sejam negligenciados, especialmente em situações de crise.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo