Carta

Deixar-se surpreender pelo Ressuscitado, pede Papa aos padres de Roma

“Coloquemos, nas mãos chagadas do Senhor, como oferta santa, nossa fragilidade, a fragilidade de nosso povo, a de toda a humanidade”, escreveu Francisco em carta aos sacerdotes

Vatican News

O Vaticano divulgou, neste sábado, 30, a carta escrita pelo Papa Francisco aos sacerdotes da diocese de Roma. “Esta nova fase que iniciamos requer de nós sabedoria, prudência e compromisso comum, para que todos os esforços e sacrifícios, feitos até agora, não sejam inúteis”, afirmou o Pontífice no texto.

Durante este período de pandemia, muitos sacerdotes compartilharam, por e-mail ou telefone, com o Santo Padre o que estava acontecendo nesta situação inesperada. Dessa forma, mesmo sem poder sair do Vaticano ou manter contato direto com seus sacerdotes, Francisco pôde acompanhar tudo, em primeira mão, graças a essas informações. Esta comunhão eclesial alimentou a oração do Papa, que agradeceu o testemunho corajoso e generoso dos sacerdotes de Roma.

Mesmo com a necessária distância entre as pessoas, o sentimento de pertença, de comunhão e de missão jamais arrefeceu entre o clero. Pelo contrário, contribuiu para garantir a caridade, sobretudo com as pessoas e comunidades mais desfavorecidas. Neste diálogo sincero, entre pastor e ovelhas, a distância necessária não era sinônimo de fechar-se em si mesmos e descuidar da própria missão.

Leia também
.: Papa reza pelos padres e médicos que dão a vida durante a pandemia
.: “Estar perto dos que sofrem”, pede Papa aos sacerdotes

Com a sua Carta ao clero de Roma, o Papa quis manter um maior contato com seus sacerdotes, a fim de manterem uma esperança cristã viva, cultivada e fortalecida pelo encontro com os outros. Francisco escreveu sua mensagem com base na experiência dos Apóstolos, que animavam suas comunidades nos momentos difíceis de confinamento, isolamento, medo e incertezas.

Por isso, tomando o exemplo desta quarentena, com imobilidade e fechamento, o Pontífice quis refletir sobre os acontecimentos pós-pascais, quando os discípulos, atemorizados, estavam trancados no Cenáculo. No entanto, ficaram surpreendidos com o aparecimento do Ressuscitado, no meio deles, e com Suas palavras: “A paz esteja convosco!”. E os discípulos se alegraram ao ver o Senhor, que lhes disse ainda: “Como o Pai me enviou, eu também vos envio”. A seguir, soprou sobre eles dizendo: “Recebei o Espírito Santo”.

Naquela época, os discípulos experimentaram “as mesmas alegrias e esperanças, tristezas e angústias” pelas quais também nós passamos nestes dias, sobretudo os pobres e os sofredores. Por isso, o Papa exortou os sacerdotes de Roma a deixarem-se surpreender por Jesus. Referindo-se ainda ao contexto atual, o Santo Padre recordou o sofrimento de todos os que perderam seus entes queridos: famílias, vizinhos, amigos, paroquianos, confessores, e os que dedicaram suas vidas à assistência dos contagiados: médicos, enfermeiros, voluntários, Proteção Civil.

Leia mais
.: “Jesus quer bem a vocês!”, afirma Papa aos sacerdotes
.: Papa pede proximidade dos bispos a Deus, aos sacerdotes e ao povo
.: Papa Francisco: “sacerdotes são apóstolos da alegria”

Nestes dias, pudemos experimentar, na nossa carne, o profundo significado do pranto, recordando que também Jesus chorou “diante do túmulo do amigo Lázaro e no Getsêmani”; o pranto dos discípulos, diante do mistério da Cruz e morte de Jesus; o de Pedro, por renegar a Jesus; e o de Maria Madalena, diante do sepulcro vazio, escreveu Francisco.

A pandemia não conhece fronteiras, enfatizou o Papa. Nesse sentido, a sociedade se deparou com sua impotência e imunidade cultural e espiritual. O Pontífice concluiu a Carta aos Sacerdotes de Roma afirmando ter tido este desejo de compartilhar fraternalmente com eles todas essas coisas, sobretudo neste período de pandemia, exortando-os a continuar a ajudar e servir “nossos irmãos e irmãs amedrontados”: “Amar e servir mais”, deixando-nos surpreender com a presença amorosa de Jesus entre nós! A mensagem do Santo Padre, na íntegra, em espanhol, pode ser conferida no site do Vaticano.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo