Reunião

Conselho dos Cardeais: Greg Burke apresenta resumo sobre o encontro

O 27º encontro, com duração de três dias, foi concluído nesta quarta-feira, 11

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco e o Conselho dos Cardeais Assessores / Foto: Vatican Media

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, em uma coletiva de imprensa a jornalistas, falou sobre o 27º Conselho dos Cardeais Assessores, que foi encerrado nesta quarta-feira, 11.

Burke disse que o Papa Francisco esteve presente em todos os dias, exceto na quarta-feira, quando presidiu a catequese. Explicou ainda que o Secretário de Estado do Vaticano, o Cardeal Pietro Parolin, também não pôde comparecer devido a seus compromissos no Marrocos, onde participa da Conferência sobre o Pacto Global pela Migração.

Três cardeais deixam o Conselho

Em outubro, o Papa escreveu para três cardeais mais velhos, Dom Pell, da Austrália; Dom Errazuriz, do Chile; e Dom Monsengwo, do Congo, agradecendo-os pelo trabalho dedicado à Igreja. O diretor da Sala de Imprensa disse ainda que o Papa ainda não decidiu quem serão os cardeais que os substituirão.

Burke apontou alguns temas importantes da reunião, incluindo a contenção de custos da Santa Sé, a reunião de fevereiro dos Presidentes das Conferências Episcopais e a nova Constituição Apostólica sobre a Cúria Romana e o Dicastério para a Comunicação.

Com relação aos gastos, o Cardeal Reinhard Marx, coordenador do Conselho da Economia do Vaticano, explicou que será colocado em prática um plano de longo prazo, com duração de cinco a dez anos.

Burke disse que o cardeal Marx também expressou a possibilidade de que todos os escritórios do Vaticano “tenham descrições de cargos para cada uma de suas posições para ver se não há alguma possibilidade de serem mais eficazes ou terem mais mobilidade de vagas dentro do Vaticano” e expôs a possibilidade de algumas pessoas se aposentarem antecipadamente.

Burke também reiterou que Marx confirmou que, embora o maior custo sustentado pelo Vaticano se refira ao pessoal, não há intenção de demitir ninguém.

Dicastério para Comunicação

Por fim, Burke falou sobre como o Prefeito do Dicastério para Comunicação, Paolo Ruffini, em que ponto se encontra a reforma do canal Vatican Media, ressaltando a importância da sinergia e descrevendo os critérios para poder garantir uma estratégia unificada para as comunicações.

Ele disse que Ruffini também comentou sobre o valor dos diferentes meios de comunicação (rádio, TV, web, mídia social) e sobre a riqueza única da produção multimídia linguística do Vaticano.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo