Congresso dos EUA convida o Papa para discursar

Líderes da câmara norte-americana oferecem a oportunidade do Papa falar aos legisladores em uma eventual visita aos EUA

Rádio Vaticano

Congresso dos EUA convida o Papa para discursarO Presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, o republicano John Boehner, e a líder da minoria democrata nessa casa do legislativo, Nancy Pelosi, convidaram, nesta quinta-feira, 13, o Papa Francisco a fazer um discurso no Congresso estadunidense.

Por meio de comunicados, os dois líderes ofereceram ao primeiro Pontífice do continente americano a possibilidade de pronunciar algumas palavras aos legisladores em uma eventual visita aos Estados Unidos.

“Com reverência e admiração, convidei o Papa Francisco, como Chefe de Estado da Santa Sé e primeiro Papa natural das Américas, a oferecer um discurso em uma sessão conjunta do Congresso dos Estados Unidos”, garantiu Boehner, no dia do primeiro aniversário da escolha de Francisco como Pontífice.

Se Francisco aceitar, será o primeiro Pontífice a falar no Congresso dos Estados Unidos, um país que tem pouco mais de 77 milhões de católicos, aproximadamente um quarto da população.

A ocasião para o discurso papal poderia ser em 2015, quando será realizado na Filadélfia (EUA) o Encontro Mundial das Famílias. O Vaticano não confirmou a presença do Papa no evento.

A última visita de um Papa aos Estados Unidos foi, em abril de 2008, quando Bento XVI – hoje Papa emérito – esteve em Washington e Nova York e foi recebido pelo então Presidente George W. Bush.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo