Em resposta aos jornalistas, diretor da Sala de Imprensa vaticana disse que Francisco não tem febre e a sua situação respiratória está melhorando
Da redação, com Vatican News
O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, respondeu aos jornalistas sobre a condição de saúde do Papa Francisco – que no sábado, 26, teve os compromissos cancelados “devido a um leve estado gripal”. Bruni confirmou que a tomografia computadorizada descartou pneumonia.
No entanto, de acordo com o diretor da Sala de Imprensa, os exames do Santo Padre mostraram uma inflamação pulmonar que estava causando algumas dificuldades respiratórias. “Para maior eficácia da terapia, foi posicionada uma agulha com cânula para infusão de terapia antibiótica por via endovenosa”, informou.
Ainda segundo Bruni, as condições do Papa são boas e estacionárias, não tem febre e a sua situação respiratória está em evidente melhoramento. Para facilitar a recuperação do Papa, alguns compromissos importantes programados para estes dias foram adiados para que ele possa dedicar-lhes o tempo e a energia desejados. Outros, de natureza institucional ou mais fáceis de realizar devido às atuais condições de saúde, foram mantidos.
Cronologia
Um check-up nos pulmões de Francisco foi realizado no início da tarde do último sábado, 26, assim como uma tomografia computadorizada no Hospital Gemelli Isola, em Roma, para descartar o risco de complicações pulmonares. A agenda de encontros programados para o sábado foi cancelada.
Por conta do estado e saúde do Pontífice, o Angelus deste domingo, 26, foi recitado do interior da capela da Casa Santa Marta.