União na Igreja

Sé Vacante: CNBB envia carta aos bispos sobre o período

A carta manifesta a união da Conferência aos irmãos bispos neste período vivido pela Igreja

Da Redação, com CNBB

No final da tarde desta quinta-feira, 28, após as 16h, quando se iniciou o período de vacância da Sé Apostólica, a CNBB enviou uma carta aos bispos do Brasil. Na carta, a Conferência manifesta sua união aos irmãos bispos/arcebispos neste tempo de particular oração em ação de graças pelo pontificado de Bento XVI e pelos cardeais que elegerão o novo Papa.

A CNBB recomenda que seja lembrada a mesma súplica sugerida pelo então Cardeal Ratzinger, em 2005, antes do Conclave que o elegeu Sucessor de Pedro: “Peçamos com insistência ao Senhor que (…) nos ofereça um pastor segundo o seu coração, um pastor que nos guie ao conhecimento de Cristo, ao seu amor, à verdadeira alegria”.

Os bispos da presidência da CNBB convidam para que, neste tempo litúrgico da Quaresma, torne-se fértil o ambiente das comunidades para a tomada de iniciativas, como a celebração da Missa pela eleição do Papa, a adoração ao Santíssimo Sacramento e a exortação aos fiéis para mais aprofundado conhecimento sobre o ministério do Papa.

Além disso, pede-se que este tempo também os coloque em estreita união com os cardeais brasileiros eleitores: Dom Raymundo Damasceno, Dom Odilo Scherer, Dom Geraldo Majella Agnello, Dom Claudio Hummes e Dom João Braz de Aviz.

A conclusão da carta traz a renovação do compromisso com a comunhão entre os sucessores dos apóstolos e a confiança no Espírito Santo.

“Permaneçamos unidos na fé, fortes no amor, esperançosos na ação que conduz e anima a Igreja. Acima de tudo, sejamos dóceis ao Espírito Santo que ‘introduz a Igreja no conhecimento de toda a verdade (cf. Jo 16, 13), unifica-a na comunhão e no ministério, edifica-a e dirige-a com os diversos dons hierárquicos e carismáticos e enriquece-a com os seus frutos (cf. Et 4, 11-12; 1 Cor 12, 4; Gál 5, 22)’ (João Paulo II)”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo