Conclave

Sai a primeira fumaça preta da Capela Sistina

Cardeais realizam primeira votação do Conclave

André Alves
Da Redação

Às 15h41 desta terça-feira, 12, a chaminé da Capela Sistina em Roma, sinalizou: a Igreja ainda está sem Papa. A fumaça preta indicou o resultado do primeiro escrutínio das votações que aconteceram no Conclave, nesta tarde.

Primeira fumaça preta nesta terça, 12

Primeira fumaça preta nesta terça, 12

Num dos fornos, de 1938, foram queimadas as cédulas, e em outro, de 2005, dotado de dispositivos eletrônicos, foi criada a fumaça preta.

Na praça de São Pedro, a multidão – que estava debaixo de chuva e sentindo na pele um frio de 8 graus – , gritou ao perceber que a chaminé da Capela Sistina começava a produzir a fumaça. Em menos de uma hora, milhares de pessoas de várias nacionalidades, erguiam suas bandeiras na esperança de que o novo Papa fosse anunciado. Apesar do Papa não ter saído, alguns permaneceram para assistir pelos telões da Praça de São Pedro a densa fumaça preta que se formava.

Próxima votações

Segundo explicou o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, na coletiva do último sábado, 9,  as cédulas são queimadas ao final das votações do turno, ou seja,  e não ao final de cada votação.

A próxima aparição da fumaça está programada para as 08h (horário de Brasília) desta quarta-feira, 13, podendo ser antecipada caso a eleição do novo Papa aconteça no fim do primeiro escrutínio da parte da manhã.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo