O sinal

Por que uma fumaça anuncia o novo Papa?

Antigamente os sinos anunciavam a chegada do novo Papa. Hoje o primeiro sinal é a fumaça

Daniel Machado
Enviado especial a Roma

O mundo inteiro está com os olhos voltados para uma pequena chaminé instalada na Capela Sistina, Vaticano. Mas o que esta chaminé tem de importante para atrair tanta atenção? Trata-se do lugar de onde sai o primeiro sinal de que foi eleito o novo Papa.

A fumaça que sai da chaminé da Capela Sistina é, na verdade, a queima das cédulas dos votos realizados pelos Cardeais em Conclave.

Segundo Ambrógio Piazzoni, subsecretário da Biblioteca Vaticana, antigamente quem dava a notícia do novo Papa eram os sinos da cidade de Roma que tocavam em toda a cidade. Com o passar dos anos, alguém percebeu que a fumaça da queima dos votos antecipava este anúncio.

Fumaça preta: Não temos Papa          Fumaça branca: Habemus Papam / Totomontagem: Daniel Machado

Fumaça preta: Não temos Papa – Fumaça branca: Habemus Papam / fotomontagem: Daniel Machado

“A fumaça é um detalhe recente que começou a ser usado na metade do século passado. Alguém percebeu que, quando se queimava as cédulas, elas soltavam a fumaça. Viu também que, unindo a palha umida, a fumaça mudava de cor. Desta forma, decidiram antecipar esta informação [do novo Papa] dada pelos sinos à comunidade cristã de Roma e de todo mundo”, disse Piazzoni.

Sobre o detalhe da fumaça branca ou preta representar o negativo e o positivo, o professor explica que foi algo que ganhou força nos últimos tempos, mas não se pode afirmar como fundamento histórico. “Eu não sei se tem algum significado da fumaça ser branca ou preta. De fato, quando se queima o papel a fumaça é preta, mas se é colocada a palha umida, a fumaça fica branca, e assim começamos a diferenciar. Se queremos dar um significado à fumaça branca ou preta como possitivo ou negativo podemos dar, mas não sei se foi essa a intenção primeira da fumaça”, conclui o Ambrógio.

Abaixo entrevista completa com Ambrógio Piazzoni

Fumaças deste Conclave

Os 115 cardeais reunidos, neste Conclave, começaram os escrútinos na tarde de ontem, 12. A primeira fumaça a sair da famosa chaminé foi de cor preta, indicando que não foi eleito um novo Papa.

Na manhã desta quarta, 13, a segunda fumaça – também preta – anunciou que a Cátedra de Pedro ainda não tem um sucessor. Milhares de pessoas esperaram a segunda fumaça na Praça de São Pedro. Uma terceira fumaça está prevista para esta tarde.


Daniel Machado de Assis

Daniel Machado de Assis é Brasileiro, nasceu no dia 08/11/1979, em São Bernardo do Campo, SP. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2002 no modo de compromisso do Núcleo. Psicólogo, formado em psicologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo