Tradição

Sacerdote explica significado da Cátedra de Pedro

Por Daniel Machado
Enviado especial a Roma

Nesta sexta-feira, 1º, a Igreja viveu o seu primeiro dia sem o Papa. Um momento para se refletir e rezar por este período de “Sé vacante”. Neste tempo, a Sé Apostólica fica sob o governo do Colégio dos Cardeais e nenhum assunto que corresponde ao Sumo Pontífice, em vida ou no exercício das funções, pode ser pronunciado, justamente porque a Cátedra de Pedro está vazia.

O sentido espiritual da Cátedra de Pedro

Cátedra de Pedro  (Foto: Clarissa / CN Roma)

Segundo a tradição greco-romana, a cátedra é o lugar do ensinamento e da transmissão dos valores, sendo então a  Cátedra de Pedro o lugar onde o Papa exerce o mandato de Jesus de confirmar seus irmãos na fé, nos sacramentos, nos ensinamentos. “A Cátedra de Pedro vazia, nos lembra que estamos ansiosos aguardando que o Senhor nos doe um pastor segundo o Seu coração”, diz padre Flávio Medeiros, sacerdote brasileiro que faz parte da equipe de cerimoniários da Basílica de São Pedro.

Padre Flávio mora há mais de oito anos no Vaticano, e praticamente todos os dias, se depara com um monumento que se encontra no final do interior da Basílica de São Pedro. Trata-se da Cadeira de São Pedro (Cathedra Petri) construída pelo artista italiano Lorenzo Bernini entre os anos de 1647 a 1653. “Este monumento tem um valor importante do ponto de vista espiritual e sobrenatural, porque dali muitos Papas proclamaram dogmas importantíssimos da nossa fé, como o dogma da Imaculada Conceição de Maria, pelo Papa Pio IX, e o dogma da Assunção de Maria, pelo Papa Pio XII”, disse padre Flávio.

Padre Flávio Medeiros, que faz parte da equipe de cerimoniários da Basilica de São pedro

Padre Flávio Medeiros, que faz parte da equipe de cerimoniários da Basilica de São Pedro

“Este monumento é também um relicário porque, segundo a tradição, conserva os restos da verdadeira cadeira de Pedro. Além disso ela é como que protegida por quatro grandes ‘gigantes’, que são os padres da Igreja; de um lado, Santo Ambrósio de Milão e Santo Agostinho de Hipona, e por trás dela, Santo Atanásio de Alexandria e São João Crisóstomo, patriarca de Constantinopla” diz padre Flávio.

Padre Flávio também nos explicou um detalhe muito importante e providencial para este tempo de Sé vacante. “O artista Bernini quis que a Cátedra fosse de fato aquilo que Jesus desejou para o serviço do apóstolo Pedro, quer dizer, a Cátedra desce do alto como um dom divino. E neste primeiro dia de Sede vacante, nós temos esta certeza de que a Cátedra é de direito divino e que este ministério é assistido pelo Espírito Santo”

No vídeo abaixo  padre Flávio explica o sentido místico e espiritual da Cátedra de Pedro

 


Daniel Machado de Assis

Daniel Machado de Assis é Brasileiro, nasceu no dia 08/11/1979, em São Bernardo do Campo, SP. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2002 no modo de compromisso do Núcleo. Psicólogo, formado em psicologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo