Cresce expectativa em Roma
Daniel Machado
Enviado especial a Roma
O número de pessoas cresce, a cada dia, em Roma. Milhares de turistas, jornalistas, peregrinos e habitantes da capital italiana estão com as suas atenções voltadas para o Conclave, que teve início, nesta terça-feira, 12, com a entrada dos cardeais na Capela Sistina.
A Missa Pro Eligendo Pontífice, celebrada pelos cardeais nesta manhã, já mudou o clima entre as pessoas. Agora, vive-se uma feliz expectativa do anúncio do novo Papa.
“Hoje, quando eu vi todos os cardeais entrando para a Missa, fiquei emocionada. Eu olhava para eles e pedia o Espírito Santo, porque pensava: ‘no meio destes está o Papa'”, disse a religiosa brasileira Irmã Iara, da Congregação de Santa Marta, quem, há oito meses, vive em Roma.
Junto com irmã Iara estava também uma outra brasileira, irmã Terezinha, que viveu por oito anos no Chile e, agora, está em Roma para os seus votos perpétuos. “Nós estamos rezando bastante na comunidade onde vivemos. Nas paróquias, vê-se também as pessoas unidas na fé para este tempo novo na Igreja”, disse a religiosa.
Número de pessoas em Roma
A população de Roma é de aproximadamente 3,5 milhões de pessoas. Segundo a prefeitura da cidade, este número deve aumentar em, pelo menos, 1 milhão por ocasião do Conclave que elegerá o sucessor de Bento XVI. Para acolher peregrinos, turistas e jornalistas, aumentou-se o efetivo de trabalho. Só na segurança próxima às mediações do Vaticano, 2 mil homens da polícia são destacados todos os dias.