Procedimentos

Escritório e quarto do Papa estão lacrados, explica porta-voz do Vaticano

Padre Lombardi explica procedimentos realizados logo que a Sé ficou vacante

Daniel Machado
Enviado especial a Roma

Em coletiva de imprensa, nesta sexta-feira, 1º, o diretor da Sala de Imprensa, padre Federico Lombardi explicou aos jornalistas sobre os procedimentos realizados pela Câmara Apostólica, logo que a Sé Apostólica ficou vacante, nesta quinta-feira, 28.

Segundo padre Lombardi, às 20h (horário de Roma, 16h em Brasília), o Cardeal Camerlengo, Tarcísio Bertone e seus colaboradores selaram o quarto e o escritório papal que ficará lacrado até a eleição do futuro Papa. Minutos depois, a Secretaria de Estado do Vaticano enviou uma carta a todas as embaixadas comunicando que a Sé Apostólica está vacante.

Às 12 horas desta sexta-feira, o vice-camerlengo da Câmara Apostólica, Dom Pierluigi Celata, foi ao palácio apostólico de São João de Latrão, sede da diocese de Roma, e também lacrou o escritório papal.

Padre Lombardi comunicou que, na manhã de hoje, telefonou para o secretário de Bento XVI, em Castel Gandolfo, para saber como foi a noite do Papa emérito. “Depois do momento emocionante de despedida, o Papa jantou, assistiu alguns jornais e ficou muito contente com o serviço que a imprensa está prestando neste momento. Logo depois, fez uma caminhada dentro dos salões do palácio, retirou-se para oração e dormiu”, disse o diretor.

Segundo padre Lombardi, o Cardeal Decano já enviou a carta de convocação para que os cardeais estejam na primeira Congregação do Colégio Cardinalício, marcada para as 9h30 (hora local), desta segunda-feira, 4, na nova Sala do Sínodo dos Bispos.

“Haverá uma primeira congregação pela manhã e uma à tarde. A partir daí, são os cardeais que ditam o rítmo de seus trabalhos”, explicou. Padre Lombardi adiantou, no entanto, que não se espere uma data oficial do Conclave já na segunda, pois as duas congregações são para organizar como serão os próximos dias das congregações gerais.

Veja no vídeo do momento em que as portas da Residência Apostólica foram fechadas e o apartamento papal lacrado.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo