Reunião do colégio cardinalício

Entenda o que acontece na congregação geral dos cardeais

Na congregação geral, participam também os cardeais não-eleitores

Da Redação, com Rádio Vaticano

Os cardeais que estão em Roma já estão participando nesta segunda-feira, 4, da 1º Congregação Geral do Colégio Cardinalício. Este é o primeiro momento em que eles se reúnem para começar a discutir assuntos relativos ao Conclave, sendo uma das decisões a data e horário de início da eleição do novo Pontífice.

A Congregação geral inclui também os cardeais não-eleitores. Ela é realizada na Sala do Sínodo e presidida pelo Decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Angelo Sodano.

Durante tais encontros, é estabelecida uma série de decisões antes do Conclave, como, por exemplo: predispor os locais da Domus Sanctae Marthae, onde se hospedarão os cardeais – os quartos serão assinalados através de sorteio – e da Capela Sistina para as operações relativas à eleição. Os cardeais são chamados também a escolher entre eles “dois eclesiásticos que espelham doutrina, sabedoria e autoridade moral” que deverão realizar “ponderadas meditações sobre os problemas da Igreja”.

Além disso, as congregações gerais também estabelecem a data e hora de início do Conclave; inutilizam o anel dos pescador e os carimbo de chumbo do Pontífice precedente.

Já na Congregação particular, reúnem-se o cardeal camerlengo e três cardeais – um pela ordem dos bispos, um pelos presbíteros e outro pelos diáconos – sorteados entre os eleitores. Estes últimos têm a tarefa de assistir a Congregação particular nos serviços ordinários, sobretudo durante a eleição. O cargo dura três dias, e depois e se procede a um novo sorteio.

Leia mais
:Colégio dos Cardeais se reúne para a 1ª Congregação Geral
:Entenda o que acontece durante a Sé vacante
:Qual a função de um camerlengo?

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo