Data do Conclave pode ser definida com o número completo de cardeais votantes
Daniel Machado
Enviado especial a Roma
Nesta quarta-feira, 6, a equipe de jornalismo da Canção Nova, em Roma, acompanhou uma Celebração Eucarística com a participação dos cardeais brasileiros que estão na capital italiana por ocasião das Congregações Gerais que antecedem o Conclave.
A Santa Missa, realizada na capela do colégio Pio Brasileiro, foi presidida pelo Cardeal de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno de Assis, e concelebrada pelos Cardeais Dom Odilo Pedro Scherer, Dom João Braz de Aviz, Dom Geraldo Majella Agnelo e dezenas de sacerdotes estudantes residentes em Roma.
Durante a homilia, Dom Damasceno recordou as intenções de oração pela eleição do Sucessor de Bento XVI e convidou os presentes a continuarem a intercessão pelos trabalhos das Congregações Gerais do Colégio Cardinalício que estão construindo o perfil do novo Papa.
Ao final da celebração, o Cardeal de Aparecida (SP) concedeu uma entrevista exclusiva para padre Hamilton Nascimento. “Os desafios são muitos e todos eles estão desejando um pastor sábio, capaz de promover a fé, a unidade, dinamizar a Igreja na sua missão de levar o Evangelho a todos os povos”, disse Dom Damasceno sobre os desafios atuais e as expectativas dos cardeais para o novo Papa.
Sobre uma possível data para o Conclave, Dom Damasceno adiantou que “com o número de cardeais votantes completos, eu acredito que o Decano já possa submeter a decisão ao plenário, e aí nós já tenhamos uma data de início para o Conclave”, concluiu o cardeal.
Até a manhã dessa quarta-feira, 6, o número de cardeais, em Roma, era de 153, sendo 113 eleitores. Segundo expectativa do próprio Vaticano, o Colégio deve estar completo já nesta quinta-feira, 7.
Confira abaixo a entrevista na íntegra