Vaticano

Primeiro dia do Conclave terá apenas uma votação

Para o primeiro dia de Conclave está prevista apenas uma votação

Rádio Vaticano

Com a Missa Pro Eligendo Pontifice, abriu-se, nesta terça-feira, 12, o Conclave para a eleição do novo Papa. Desde as 7h (3h de Brasília), os 115 cardeais eleitores começaram a se acomodar na Casa Santa Marta, dentro do Vaticano, onde ficarão hospedados durante toda a duração das votações. Cada um terá seu quarto, sendo que os aposentos foram definidos por sorteio.

Leia mais
:Missa dá início aos trabalhos do Conclave
:Na íntegra, homilia do Cardeal Sodano na abertura do Conclave

No primeiro dia de Conclave, está prevista apenas uma votação. Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, os cardeais devem seguir às 15h45 (11h45 no horário de Brasília) para o Palácio Apostólico. Depois, às 16h20 (12h20 em Brasília), seguirão em procissão da Capela Paulina para a Capela Sistina.

Os cardeais entram na capela, ocupam seus lugares e fazem o juramento previsto na Constituição Apostólica. O Cardeal Giovanni Batista Re, decano do Conclave (por ser o mais idoso dos cardeais-bispos) fará uma introdução em latim. Depois, cada um dos cardeais vai ao centro da capela e, com a mão sobre o Evangelho, profere o juramento também em latim.

Então, a capela é fechada pelo Mestre das Celebrações Pontifícias, monsenhor Guido Marini, o qual intima Extra omnes. Antes que todos os que não participam do Conclave deixem a Capela Sistina, o Cardeal Prosper Grech, 87 anos, maltês, propõe a última meditação aos cardeais eleitores. Em seguida, começam as votações.

O cronograma prevê que o processo termine às 19h15 (15h15 em Brasília), e que os cardeais retornem para a Casa Santa Marta às 19h30 (15h30 em Brasília). Às 20h (16h em Brasília), será servido o jantar.

O Diretor da Sala de Imprensa, padre Federico Lombardi, disse que “dificilmente” o nome do novo Papa deve ser conhecido na primeira votação, nesta tarde.

A partir de quarta-feira, 13, serão feitas duas votações pela manhã e duas à tarde, até um dos candidatos receber dois terços dos votos. As cédulas serão queimadas apenas uma vez por período e a previsão é que a fumaça seja expelida pela chaminé da Capela Sistina às 12h e às 19h (8h e 15h em Brasília).

Brasileiros

Cinco cardeais brasileiros participam do Conclave: o Cardeal Arcebispo emérito de São Paulo, Dom Cláudio Hummes, 78 anos; o Prefeito emérito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada, Dom João Braz de Aviz, 65; o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, 63; o Cardeal Arcebispo emérito de Salvador, Dom Geraldo Majella Agnelo e o Arcebispo de Aparecida e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno Assis.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo