Expectativa do Conclave

Conclave pode começar nos primeiros dias da próxima semana

Mirticeli Medeiros
Enviada especial a Roma

Data do Conclave pode sair esta tarde, afirma porta-voz do Vaticano

Pe. Federico Lombardi / Foto: CN Roma

Pe. Federico Lombardi / Foto: CN Roma

Nesta sexta-feira, 8, foi realizada a sétima Congregação Geral dos cardeais em preparação para o Conclave.

Após o término da reunião dos cardeais, que aconteceu na Sala do Sínodo, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, realizou o tradicional briefing aos jornalistas – às 13h, no horário de Roma (9h no horário de Brasília) -, no qual trouxe as últimas informações a respeito dos temas levantados pelo Colégio Cardinalício.

Data do Conclave será votada hoje

De acordo com Lombardi, há a possibilidade de que, nesta tarde, ao final da oitava congregação, a data do Conclave seja anunciada. Além disso, o sacerdote afirmou que o evento que elege o novo Sumo Pontífice poderá começar já nos primeiros dias da próxima semana.

Outros assuntos abordados

Entre outras decisões tomadas pelos 153 cardeais presentes na sétima congregação, está a aceitação dos motivos que levaram dois cardeais eleitores a não participarem do Conclave – mais precisamente os cardeais Keith O’Brien (Escócia) e Julius Riyadi Darmaatmadja (Indonésia) -, procedimento que está previsto na Constituição Universi Dominici Gregis.

Os assuntos, nos quais os cardeais se concentraram, nesta sexta-feira, estiveram relacionados sobretudo ao dialogo inter-religioso, à bioética, ao papel da mulher na Igreja e à colegialidade.

Neste sábado, 9, será realizada apenas uma congregação geral, a qual será concluída ao final da manhã. No domingo, não haverá congregação, já que é possível que cada cardeal opte por celebrar a Santa Missa nas igrejas de Roma das quais eles são titulares.

O cardeal carmelita Prosper Grech fará a segunda meditação aos cardeais antes do início do Conclave. A primeira foi realizada pelo pregador da Casa Pontifícia, Frei Raniero Cantalamessa, no dia 4 de março, data em que se iniciaram as congregações gerais.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo