História

Como surgiu o Conclave?

Conheça um pouco mais sobre a história do Conclave

Daniel Machado
Enviado especial a Roma

O Conclave é o processo eleitoral mais antigo do mundo. Trata-se de um retiro espiritual onde os cardeais, em clausura e sob a orientação do Espírito Santo, fazem a pergunta: Quem, dentre nós, é o mais preparado para assumir a Cátedra de Pedro?

Para falar da origem do Conclave devemos voltar ao século XIII em Viterbo, uma cidade ao norte de Roma que pertencia aos estados pontifícios. Mas qual a relação desta cidade com os Cardeais que elegem o Papa?

No ano de 1268, quando morreu Clemente IV, 17 Cardeais se reuniram para eleger o novo Pontífice. Eles precisavam de uma maioria de 12 votos, mas durante três anos não conseguiram chegar a este número. Isso não é estranho, porque naquela época era grande a buscar por poder e prestígio dentro da Igreja.

Em Viterbo, os Cardeais estavam tranquilos, porque se deram conta de que eles é que governavam a Igreja. Tinham a sua disposição mais de 300 súditos e eram servidos com honrarias.

Esta comodidade começou a irritar a população. Foi então que São Boaventura aconselhou a população a trancar os prelados no Palácio Episcopal para que não tivessem influências externas e assim pudessem escolher logo um Papa. Mas não deu certo, os prelados não chegavam a um acordo.

Conta-se que um dos Cardeais disse: “Vocês pensam que o Espírito Santo desce facilmente neste lugar?”. Foi então que o prefeito da cidade, Alberto de Montebono, junto com o chefe militar Raniero Galli, disse: “Então nós vamos ajudar o Espírito Santo”. E mandou destelhar o Palácio Episcopal.

Palácio dos Papa em Viterbo, Italia. Local onde a população trancou os Cardeais para elegerem o Papa

Palácio dos Papas em Viterbo, Italia. Local onde a população trancou os Cardeais em Conclave

Mesmo trancados num palácio sem teto, os Cardeais não cederam à pressão da população e fizeram tendas com seus mantos. Foi então que outra inspiração surgiu por parte dos moradores de Viterbo: tirar a água e reduzir a alimentação.

Um pergaminho da época chamado Ex Palatium Descoperto (escrito no palácio descoberto), conta que o Cardeal de Susa ficou doente e os Cardeais escreveram às autoridades da cidade dizendo: “permitam, ao menos, que o Cardeal morra fora deste conclave”. Daí surge o nome Conclave, que quer dizer ‘Com Chaves’.

Os Cardeais, pressionados então pela fome e sede, decidiram eleger um Papa, alguém que não estava entre eles, o arquidiácono de Liége, Teobaldo Visconti, que tomou o nome de Gregório X.

No seu pontificado, Gregório X convocou o Concílio de Lion e promulgou novas leis para a eleição do Papa. No entanto foi Celestino V que em 1294 promulgou três Bulas, restabelecendo o Conclave como modus eligendi Romanum Pontificem (modo de eleição do Romano Pontífice). O mesmo fez seu sucessor Bonifácio VIII.


Daniel Machado de Assis

Daniel Machado de Assis é Brasileiro, nasceu no dia 08/11/1979, em São Bernardo do Campo, SP. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2002 no modo de compromisso do Núcleo. Psicólogo, formado em psicologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo