Da Redação, com Vatican Insider
Dom Julius não participará por problemas de saúde física
O Cardeal indonésio Julius Riyadi Darmaatmadja, 78 anos, arcebispo emérito de Jacarta, anunciou que não irá participar do Conclave, segundo informou a agência AsiaNews nesta quinta-feira, 21. Com isso, serão 116 e não 117, o número dos cardeais eleitores que irão escolher o futuro Pontífice.
Por telefone, à AsiaNews, o cardeal explicou que não se sente em condições físicas de estar com os outros cardeais para eleger o novo Papa, embora sinta profundo pesar por isso.
Dom Julius disse ainda que, desde quando deixou a arquidiocese da capital, aos 75 anos, tem sofrido uma “deterioração progressiva” em seu sua saúde. A principal dificuldade é a visão. Ele se diz incapaz de ler textos e documentos, o que é um obstáculo importante para trabalhar de forma independente e serena durante o Conclave.
O cardeal afirmou que compreende a decisão de Bento XVI, em renunciar ao Pontificado por motivo de saúde, pois viveu essa experiência em sua própria pele quando precisou renunciar ao seu trabalho na arquidiocese, pois, segundo ele, para ser bispo de uma cidade metropolitana é necessário estar em boa saúde física.
Atualmente, Dom Julius vive na Casa Jesuíta Emmaus, um local de repouso para sacerdotes idosos e prelados, em Ungaran, uma cidade ao centro de Java.