Véspera do Conclave

Cardeais se reúnem na última Congregação Geral

Hoje é o último dia para os cardeais refletirem, rezarem e conversarem sobre a sucessão de Bento XVI

Da Redação, com Rádio Vaticano

Nesta segunda-feira, 11, completa-se o 11º dia de Sé Vacante, ocasião em que os cardeais se reúnem pela última vez, antes do Conclave, para refletirem, rezarem e trocarem ideias sobre a sucessão de Bento XVI. A 10ª Congregação Geral reúne o Colégio Cardinalício desde as 9h30 (5h30 no horário de Brasília) na Sala do Sínodo dos Bispos.

A programação desta segunda prossegue com o encontro, daqui a pouco, do Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, com os jornalistas credenciados, para a tradicional coletiva de imprensa. Nestes encontros o sacerdote dá detalhes dos acontecimentos da manhã e da programação da tarde.

Às 17h30, os encarregados da organização do Conclave prestam juramento na Capela Sistina: o Secretário do Colégio Cardinalício, o Mestre das celebrações litúrgicas pontifícias, os cerimoniários, o eclesiástico escolhido para ajudar o Cardeal que preside o Conclave, religiosos e religiosas da Sacristia Pontifícia, confessores, médicos e enfermeiros, ascensoristas do Palácio Apostólico, copeiros e cozinheiros, faxineiros e funcionários encarregados das flores e da parte técnica, motoristas, um coronel e um major do corpo da Guarda Suíça e a equipe da segurança da Capela Sistina.

Todos pronunciarão e assinarão a fórmula prevista diante do Cardeal Camerlengo da Santa Romana Igreja, Tarcísio Bertone, e de duas testemunhas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo