Fornos que queimarão os votos estão prontos para o Conclave
Mirticeli Medeiros
Enviada especial a Roma
A três dias do Conclave, era grande a movimentação na Capela Sistina na manhã deste sábado, 9. Funcionários do Vaticano estão trabalhando duro para que tudo fique pronto para as votações de eleição do novo Papa que começam na próxima terça-feira, 12.
A capela, que além de atrair os olhares por preservar as principais pinturas de Michelangelo – entre elas o famoso Juízo Universal -, ganha a atenção do mundo nesses dias, por se tratar do local onde se realizará, pela 25ª vez, a eleição de um Sucessor do Apóstolo Pedro.
Os fornos pelos quais passará a fumaça branca
Os fornos que produzirão as famosas fumaças preta e branca já estão prontos para serem usados após a conclusão das votações dos cardeais, que devem queimar suas respectivas cédulas com a escolha do candidato escrita à mão. Se a votação não eleger o Papa, será produzida uma fumaça preta por meio de uma solução química capaz de provocar tal efeito. No entanto, se um nome finalmente for escolhido para assumir a Sé de Pedro pela maioria dos votos, a fumaça será branca.
Outros preparativos
Além disso, a rampa pela qual passarão todos os cardeais que ingressarão no local do voto, entoando o famoso Veni Creator Spiritus, as cadeiras e as mesas sobre as quais cada cardeal tomará sua decisão e um pavimento de madeira com objetivo de corrigir os desníveis da capela, também já foram colocados.
O acesso foi limitado aos jornalistas credenciados junto à Santa Sé, que nesses dias, participam da cobertura dos eventos relacionados ao conclave e à eleição do novo Papa. O espaço, que também é visitado por turistas por fazer parte do complexo dos museus vaticanos, foi fechado ao público desde a última terça-feira, 5.