2º dia de Conclave

Peregrinos aguardam ansiosos eleição do novo Papa

Praça de São Pedro, no Vaticano, está repleta de peregrinos de vários países que foram a Roma para aguardar o novo Papa

Brasileiros tomam conta da Praça de São Pedro

Brasileiros tomam conta da Praça de São Pedro

Mirticeli Medeiros
Enviada especial a Roma

Como no primeiro dia de votação do Conclave, uma multidão tomou a praça de São Pedro, nesta quarta-feira, 13. A partir do meio-dia (horário de Roma – 8h no Brasil), os olhares se voltaram para o mesmo lugar: a chaminé da Capela Sistina.

Alguns chegaram cedo para não correr o risco de perder a saída da fumaça. Há outros que, por causa da visibilidade, não tiraram os olhos dos gigantes telões fixos da Praça de São Pedro.

Não dá para especificar qual tipo de público se faz mais presente, afinal, grupos de jovens, sacerdotes, e até famílias inteiras deixaram suas casas para viver este grande momento de expectativa. O clima, no coração da Igreja, é de muita oração e, ao mesmo tempo, de muito entusiamo, afinal todos esperam o mesmo “Habemus Papam”.

“Vamos esperar para que saia uma boa indicação. Rezemos para que os cardeais recebam a luz do Espírito Santo e possam escolher o melhor do mundo”, disse Viviane Menezes, que é de Fortaleza (CE).

“Tem sido muito emocionante. Pode ser que seja o único da vida”, ressaltou Irmã Angeli Correia, que é do Rio Grande Sul, e está em Roma há apenas 9 meses.

Irmã Angeli está em Roma há 9 meses e está de plantão para acompanhar saída da fumaça

Irmã Angeli está em Roma há 9 meses e está de plantão para acompanhar saída da fumaça

Previsão de término do Conclave

Não há uma previsão para o encerramento das votações, afinal, em cada época, o Conclave teve uma duração. O que elegeu Bento XVI, por exemplo, durou 36 horas, sendo considerado um dos mais rápidos dos últimos 150 anos, após o de Pio XII, que durou apenas um dia.

O testemunho de quem presenciou muitos conclaves.

Padre Silvano, um simpático padre italiano, olhava a chaminé da Capela Sistina no momento em que foi abordado pela nossa equipe. Como seminarista, ele acompanhou, em Roma, o Conclave que elegeu Pio XII e, desde então, os sucessivos. Apesar de estar “acostumado” com a eleição de um Sumo Pontífice, para ele, a emoção e a expectativa sempre se renovam.

“Me plantei aqui para ver a fumaça. Como todos aqui, esperei pela fumaça branca. Quero me unir a todos e gritar o “Habemus Papam”, finalizou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo