Papa inicia ciclo de catequeses sobre a Igreja

Francisco reiterou que Igreja não é ONG, mas povo de Deus criado como uma família

Da Redação, com Rádio Vaticano

papa_catequese_igreja

Antes da catequese, Francisco saudou fiéis presentes na Praça São Pedro / Foto: Arquivo

O Papa Francisco iniciou, nesta quarta-feira, 18, um novo ciclo de catequeses, desta vez dedicado à Igreja. O Santo Padre enfatiza a definição de Igreja como um povo criado por Deus como uma família, reiterando que ela não é uma ONG nem uma instituição com fim em si mesma.

Acesse
.: Íntegra da catequese

Falar da Igreja, segundo o Papa, é falar da própria mãe, da própria família; não se deve restringir o olhar ao clero ou ao Vaticano. O clero é parte da Igreja, mas esta é uma realidade muito mais ampla, que se abre a toda a humanidade.

“A Igreja não nasce em um laboratório, não nasce de improviso. Foi fundada por Jesus, mas é um povo com uma história longa e uma preparação que tem início muito antes do próprio Cristo”.

Francisco explicou que, em Abraão, Deus deu início a um povo que levará a sua bênção a todas as famílias da terra, mas a iniciativa é do próprio Deus, não de Abraão. Assim, Deus forma um povo que confia n’Ele e se coloca a caminho. Porém, o Santo Padre recordou que, muitas vezes, o homem é egoísta e duro de coração, situações em que, se há arrependimento, consegue-se o perdão de Deus.

“É precisamente isso que nos faz crescer como povo de Deus, como Igreja: não é pela nossa habilidade, pelos nossos méritos, mas pela experiência que diariamente fazemos de quanto o Senhor nos quer bem e cuida de nós”.

O Papa concluiu a catequese pedindo a graça de os cristãos permanecerem fiéis a Jesus Cristo e à escuta da Sua Palavra.

Leia também
.: Após a catequese – Papa faz apelo por refugiados: “sejamos-lhes próximos”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo