window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

APÓS A CATEQUESE

Papa confia Ucrânia à intercessão de Edith Stein, copadroeira da Europa

Em apelo ao fim da audiência geral, Francisco recordou-se do povo ucraniano que sofre com a guerra e confiou-a à proteção da santa comemorada nesta quarta-feira

Da Redação, com Vatican News

Edith Stein, canonizada como Santa Teresa Benedita da Cruz / Foto: Arquivo CN

Como de costume, o Papa Francisco lembrou-se do povo ucraniano ao fim da audiência geral desta quarta-feira, 9. Atingida pela guerra no país, a população foi confiada pelo Pontífice à intercessão de Santa Teresa Benedita da Cruz, copadroeira da Europa, cujo nome de batismo é Edith Stein, e sua memória litúrgica é celebrada em 9 de agosto.

“Hoje, celebramos a memória de Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein), virgem e mártir, copadroeira da Europa: o seu testemunho estimula o empenho a favor do diálogo e da fraternidade entre os povos e contra todas as formas de violência e discriminação. Confiamos à sua intercessão a querida população da Ucrânia, para que em breve reencontrem a paz”, declarou o Santo Padre em seu apelo.

Leia também
.: Papa: “a JMJ é um encontro com o Cristo vivo através da Igreja”

Filósofa de origem judaica, Edith Stein se converteu ao cristianismo na juventude e depois ingressou na Ordem dos Carmelitas Descalços. Durante a 2ª Guerra Mundial, ela foi capturada junto com a irmã no Convento de Echt, na Holanda, e deportada para o campo de concentração de Auschwitz. Lá, morreu em uma câmara de gás em 9 de agosto de 1942.

Em 1999, o Papa São João Paulo II quis proclamá-la copadroeira da Europa para levantar, segundo ele, “uma bandeira de respeito no horizonte do velho continente, a tolerância, o acolhimento” e “a formar uma sociedade verdadeiramente fraterna”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo