Cardinalato não é uma promoção nem uma honra, mas um serviço, diz Papa

Francisco pede aos novos cardeais que acolham a nomeação como um serviço fundado na  humildade e esvaziamento de si mesmo

Liliane Borges
Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Papa envia  carta ao novos cardeais

“Por isso peço a você, por favor, para receber esta designação com um coração simples e humilde”, destaca o Papa aos novos cardeais / Foto: Arquivo

A Sala de Imprensa da Santa Sé publicou  nesta segunda-feira, 13, a carta enviada pelo Papa Francisco aos novos cardeais,  anunciados neste domingo, 12. No início da mensagem, o Pontífice assegura a sua proximidade espiritual e sua constante oração ao novos membros do Colégio Cardinalício.

“Desejo que, enquanto agregado à Igreja de Roma, revestido das virtudes e sentimentos do Senhor Jesus, você possa me ajudar com fraterna eficácia em meu serviço à Igreja universal”, pede Francisco aos nomeados.

O Pontífice ressalta que o cardinalato não é uma promoção nem uma honra, ou uma condecoração, mas um serviço que exige ampliar o olhar e alargar o coração. De acordo com Francisco,  este serviço só é possível quando se segue pelo mesmo caminho do Senhor: a via da humildade e esvaziamento de si mesmo.

“Por isso peço a você, por favor, para receber esta designação com um coração simples e humilde. E, embora você deve fazê-lo com júbilo e  alegria,  faça com que este sentimento esteja longe de qualquer expressão de mundanismo, de qualquer celebração estranha ao espírito do Evangelho de austeridade, sobriedade e pobreza”, pediu o Papa.

No final da carta,  Francisco pediu orações e convidou aos recém-eleitos para um retiro de dois dias,  em 20 de fevereiro próximo.


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo