Comemoração

Budista faz música para viagem do Papa ao Sri Lanka

A sinfonia faz parte de um disco como preparação para a visita do Papa Francisco nos dias 13 e 14 de janeiro de 2015

Rádio Vaticano

O governo do Sri Lanka, num esforço pela reconciliação religiosa, pediu a um compositor budista que crie uma sinfonia para comemorar a visita que o Papa Francisco realizará ao país em janeiro de 2015. Em 17 de setembro, o Cardeal Malcolm Ranjith apresentou Soul of Cristo Symphony (Sinfonia Alma de Cristo) composta e dirigida pelo famoso compositor budista Vajira Indika Karunasena.

“A visita do Santo Padre é uma ocasião histórica para o Sri Lanka”, disse o Cardeal Ranjith. “Damos ao Papa Francisco a mais cordial boas-vindas ao nosso país, que é rico em valores religiosos e culturais”. “Devemos aproveitar esta ocasião para demonstrar ao mundo os nossos valores”. A sinfonia foi solicitada pelo Sri Lanka Broadcasting Corporation, (SLBC) a emissora de rádio estatal do país.

A ideia de criar uma sinfonia surgiu do seu Presidente, Hudson Samarasinghe. A sinfonia faz parte de um disco como preparação para a visita do Papa Francisco nos dias 13 e 14 de janeiro de 2015. Esta será a terceira vez que um Papa realiza uma viagem apostólica à “Pérola do Oceano Índico”.

No seu discurso, o Cardeal Ranjith destacou a importância da reconciliação religiosa e assinalou que a visita do Papa “é uma honra para o Sri Lanka”. “O Papa Francisco tem uma profunda fortaleza spiritual e isso se manifesta diariamente na maneira como se relaciona com as pessoas, na forma como fala e como trata a todos por igual”, observou.

“Ele mostra uma grande vocação de discípulo, quer dizer, o chamado de entregar o amor de Deus a todos e de abraçar a todos nesse amor, mostrando igual respeito e dignidade por cada um”, acrescentou o Cardeal. O Cardeal agradeceu ao SLBC assim como ao Samarasinghe e Karunasena pela ajuda em tornar a visita do Papa uma experiência enriquecedora.

Rambukkana Siddharatha Thero, um conhecido monge budista do Sri Lanka também colaborou com o SLBC e Samarasinghe em seus esforços pela reconciliação religiosa. Além da sinfonia, também apresentará uma música em homenagem ao Papa Francisco e um hino Mariano no evento que contará com a participação de sacerdotes, artistas, músicos e atores.

Programa da viagem

O Cardeal Ranjith informou sobre o horário do Papa Francisco no país. O Papa chegará a Colón na manhã de 13 de janeiro, logo visitará a nunciatura e residência do Arcebispo onde se reunirá com os bispo do Sri Lanka. Posteriormente visitará o Presidente Mahinda Rajapaksa e os líderes religiosos do país. O Cardeal também informou que será emitido um selo comemorativo dessa data.

No dia seguinte, 14, o Papa Francisco canonizará o Beato José Vaz, sacerdote oratoriano do século XVII conhecido como o “Apóstolo do Sri Lanka”. O Papa também visitará o Santuário de Nossa Senhora de Madhu, antes de prosseguir a sua viagem em direção das Filipinas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo