Natal

Árvore e presépio ajudam a contemplar o mistério de Deus, diz Papa

Santo Padre recebeu hoje em audiência delegações que doaram a árvore e o presépio para o Vaticano

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

A árvore e o presépio ajudam a contemplar o mistério de Deus feito homem para ser próximo a cada um de nós. Esta foi uma das reflexões do Papa Francisco ao receber em audiência nesta sexta-feira, 7, as delegações que doaram a árvore e o presépio para o Vaticano neste ano.

As delegações são provenientes de duas regiões da Itália: a que doou a árvore é de Veneza; já a que doou o presépio é de Vênoto e de Friuli-Venezia Giulia. Francisco agradeceu pela presença deles e pelos presentes doados.

“A árvore e o presépio são dois símbolos que nunca deixam de nos fascinar; falam-nos do Natal e nos ajudam a contemplar o mistério de Deus feito homem para estar próximo a cada um de nós”, disse Francisco.

Acesse
.: Infográfico – Símbolos do Natal

O Santo Padre destacou que a árvore de Natal, com as suas luzes, recorda que Jesus é a luz do mundo. O presépio, neste ano, foi confeccionado com areia, que segundo o Papa é um material pobre, remete à simplicidade, pequenez e fragilidade com que Deus se mostrou com o nascimento de Jesus.

Poderia parecer que esta pequenez esteja em contradição com a divindade, considerou o Papa, mas ao invés disso, a pequenez é liberdade. No sentido evangélico, acrescentou Francisco, quem é pequeno é livre de toda pretensão de sucesso. “O Menino Jesus, Filho de Deus e nosso Salvador, que colocamos no presépio, é santo em pobreza, pequenez, simplicidade, humildade”.

Concluindo seu breve discurso, o Papa desejou aos presentes que o presépio e a árvore possam levar às famílias um reflexo da luz e da ternura de Deus, para ajudar todos a viver a festa do nascimento de Jesus.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo