Francisco pediu orações pela paz para todos os povos que sofrem com a guerra, citando Ucrânia, Oriente Médio, Mianmar e também o Afeganistão, atingido pelas inundações
Da Redação, com Vatican News
Ao término da Audiência Geral desta quarta-feira, 15, realizada na Praça São Pedro, o Papa Francisco fez um urgente apelo em favor da paz, pedindo orações por todos os povos que sofrem com a guerra. O Pontífice pediu para que haja uma paz definitiva, lembrando mais uma vez que a guerra é sempre uma derrota, sempre!
Antes, o Santo Padre lembrou da realidade do Afeganistão, atingido por trágicas inundações que continuam causando mortes e destruição:
“Volto meu pensamento para o povo do Afeganistão, severamente afetado pelas trágicas enchentes que causaram numerosas perdas de vidas humanas, inclusive de crianças, e continuam provocando destruição de muitas casas. Oro pelas vítimas, especialmente pelas crianças e suas famílias, e faço um apelo à comunidade internacional para que forneça imediatamente a ajuda e o apoio necessários para proteger os mais vulneráveis.”
No Afeganistão, ao menos 300 mortos
Entre sexta-feira e sábado, as regiões central e leste do Afeganistão foram atingidas por fortes chuvas, que causaram graves inundações. Segundo a ONU, pelo menos 300 pessoas morreram e muitas outras estão desaparecidas. As enchentes também destruíram milhares de casas e outros edifícios, e muitas áreas foram evacuadas.
O Afeganistão é um país muito propenso a esses eventos, devido às chuvas cada vez mais intensas e à infraestrutura muitas vezes precária, especialmente nas áreas mais pobres do país. Localizado no centro da Ásia, é considerado um dos países de maior risco devido às mudanças climáticas. Além disso, em outubro passado, a província ocidental de Herat foi atingida por um forte terremoto que causou grandes danos e a morte de centenas de pessoas.
A guerra é sempre uma derrota
Por fim, o Pontífice fez um pedido em favor da paz na Ucrânia, Palestina, Israel e Mianmar, exortando-nos à oração e pedindo que não haja guerra em nenhum lugar do mundo:
“Oremos pela paz: não nos esqueçamos da atormentada Ucrânia; não nos esqueçamos da Palestina, de Israel, de Mianmar. Oremos pela paz, oremos por todos os povos que sofrem com a guerra. Todos juntos, com um grande coração, oremos pela paz definitiva, e nenhuma guerra, nada. Porque a guerra é sempre uma derrota, sempre!”