A esperança se nutre de escuta, contemplação e paciência, diz Papa

Francisco ressalta o testemunho de Nossa Senhora como ícone da esperança

Liliane Borges
Da Redação

Papa Francisco visita Monjas Beneditinas

Francisco foi recebido pela Abadessa Michela Porcellato  (Foto: Rádio Vaticano)

O Papa Francisco visitou na tarde desta quinta-feira, 21,  o Mosteiro de Santo Antônio Abade das Monjas Beneditinas Camaldolenses, localizado no Monte Aventino, em Roma. A visita acontece em ocasião da “Jornada Pro Orantibus”, dia dedicado  às comunidades de clausura.

Francisco foi recebido pela superiora do Mosteiro, a Abadessa Michela Porcellato. O encontro durou cerca de  uma hora e teve início com a oração das Vésperas, segundo a regra camaldolense. Em seguida o Papa fez uma breve meditação sobre a “vocação de Nossa Senhora”.

“Maria, além do vínculo da carne, se faz serva do Senhor, sendo mãe e discípula. Sua vida não significa somente aceitação, mas abertura confiante ao futuro, demonstrando esperança”, destacou o Papa.

Francisco destacou que Maria é o ícone da esperança, pois toda a sua vida é marcada pela espera da realização da vontade de Deus. “Ela não sabia como poderia ser mãe, mas confiou-se ao Mistério, e  assim tornou-se a mulher da esperança”, declarou.

Diante de todas as dificuldades e surpresas dos projetos de Deus, a esperança de Maria nunca vacilou, disse o Papa.  “A esperança se nutre de escuta, contemplação e paciência para que os tempos do Senhor amadureçam”, destacou o Pontífice,  ao falar sobre a atitude de Maria diante da vontade de Deus.

“A única lâmpada acesa no túmulo de Jesus era a esperança da mãe. Pergunto a mim e a vocês: nos mosteiros está acesa esta lâmpada? Se espera o amanhã de Deus?”, indagou o Papa.

Francisco exortou a aprender com Maria, pois ela convida a todos a fazer uma oferta agradável ao Pai celeste. “Ela nos chama a ter um comportamento atento, que aguarda o amanhã de Deus”, concluiu.

No final da meditação, o Papa presidiu um breve momento de Adoração Eucarística e encerrou a oração das Vésperas. A visita terminou com um encontro reservado na Sala capitular do Mosteiro.


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo